segunda-feira, 18 de maio de 2009

BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL

Verdadeiramente, a MOBILIZAÇÃO PARA A CIDADANIA E QUALIDADE pode desfrutar de mais um PRECIOSÍSSIMO instrumento de universalização do conhecimento a partir da BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL, em lançamento patrocinado pela UNESCO, “que permitirá consultar gratuitamente pela internet o acervo de inúmeros países, entre eles o Brasil”, conforme notícia da FOLHA DE SÃO PAULO, Folha Corrida – C6, edição de 22/04/2009 (http://www.folha.com.br/).

Ainda, segundo a matéria, “dezenas de milhares de livros, imagens, manuscritos, mapas, filmes e gravações de bibliotecas em todo o mundo foram digitalizados e traduzidos. A nova biblioteca virtual (http://www.wdl.org/) terá sistemas de navegação e busca de documentos em sete línguas, inclusive português.”

São fundamentos como esse que fortalecem a nossa fé e a nossa esperança de, ainda nesta década, despertarmos em todos os recantos do País a consciência da responsabilidade civil de cada um para o promoção do bem comum e da qualidade de vida, princípios com os quais estaremos empenhados à exaustão.

Acresce, também, reservar aos EDUCADORES, e o devemos ser no espaço maior que é o da CIDADANIA, um papel muito especial no bom uso das novas tecnologias, a despeito da gritante precariedade da infraestrutura e da falta de instrução tecnológica do corpo docente das ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS, de modo geral. É com grande regozijo que sabemos das ilhas
de excelência na estrutura educacional brasileira, permitindo a ascensão sustentável de parcela ainda que em pequena escala de nossa população.

Esta é, pois, uma dimensão especial da Mobilização no sentido de aprofundar as noções de CIDADANIA e sua relação com a QUALIDADE, num mundo fascinante, belo e complexo.
O Brasil tem jeito!..que passa invariavelmente pela EDUCAÇÃO.

Um comentário:

Flávia Almeida disse...

Como estamos distantes desta realidade virtual. Estamos ainda em um estágio que biblioteca tradicional refleta de livros, atualizada com instalações adequadas, com acesso a internet, equipes de orientação ao estudante, espaço para discussão dos educadores são sonhos, utopias, algo que está acima da comprrensão de tantos e tantos governantes que não vêem a biblioteca como de fundamental importancia dentro das cidades, e fazem deste espaço, um local para "enconstar mão-de-obra". Quisera que pudéssemos comemorar o fato de termos bibliotecas decentes e estar neste momento conectados a "Biblioteca Digital Mundial". Teremos que nos conscientizar e exercer o direito de cidadania e dar um basta ao oportunismo político e ao "curral eleitoral" e ao "de pai para filho". Eleger realmente bons politicos é alternativa que nos resta para um dia vermos um Brasil com outro jeito.