segunda-feira, 15 de junho de 2009

A PEDAGOGIA DA CIDADANIA E O PAC (3/3)

No processo de disseminação das NOÇÕES de CIDADANIA, sabemos da importância da DISCIPLINA, que leva ao CONHECIMENTO e vai formando as CAPACIDADES das pessoas de assumir cada uma o seu papel e fortalecer a NAÇÃO.

Então, tratando do maior PLANO DE INVESTIMENTOS de que temos notícia, mais uma vez, reportamo-nos à matéria intitulada a VERDADE SOBRE O PAC, veiculada pela Revista VEJA – Edição 2116 – ano 42 – n° 23, páginas 100 a 114, de 10 de junho de 2009.

Fica evidente, na leitura atenta das páginas, a ENORME DIFICULDADE do Poder Público em lidar com VULTOSOS e COMPLEXOS empreendimentos, entre outros tantos fatores, ante a secular FRAGILIDADE dos órgãos de FISCALIZAÇÃO e CONTROLE, por sinal bem pagos também com o DINHEIRO PÚBLICO, e do outro lado, a GANÂNCIA e a certeza de IMPUNIDADE dos lobistas de plantão, numa PERVERSA aliança entre CORRUPTOS e CORRUPTORES.

Aqui tocamos na essência da MOBILIZAÇÃO PARA A CIDADANIA E QUALIDADE: a formação de uma ELITE DIRIGENTE, qualificada, íntegra, comprometida com os grandes interesses da NAÇÃO, e, ao mesmo tempo, a implantação DEFINITIVA da cultura da DISCIPLINA, da PARCIMÔNIA, da AUSTERIDADE, do RESPEITO MÚTUO e, sobretudo, da ÉTICA em todas as nossas relações.

A título de ilustração, traremos para registro um caso NOTÁVEL para o nosso processo pedagógico, conforme divulgado pela VEJA:

EIXO DE LOGÍSTICA

“1700 QUILÔMETROS DE QUASE NADA

Em junho de 2006, o presidente Lula foi até Missão Velha, no interior do Ceará, anunciar a construção da FERROVIA NOVA TRANSNORDESTINA. O projeto deveria integrar o interior de Ceará, Pernambuco, Alagoas e Piauí a dois dos maiores portos do Nordeste, Pecém e Suape. Três anos depois, não há um só trilho colocado nos 1700 quilômetros por onde a estrada de ferro deveria passar. Só há obras ao longo de um trecho de 250 quilômetros, entre Ceará e Pernambuco – e por lá operários ainda podem ser vistos arrancando mato. No restante do trajeto, não há sequer autorização ambiental para o início dos trabalhos. Em Alagoas, o único sinal de atividade é a remodelação de um antigo ramal férreo, construído em 1855, a ser interligado à nova linha. “Muitas empresas poderiam se fixar aqui, pois temos terra e mão de obra barata, mas não vêm porque o transporte de mercadorias para as capitais ainda é muito caro”, diz Marcones Sá, prefeito de Salgueiro, a cidade pernambucana que abrigará o maior entroncamento da Transnordestina.”

Ainda segundo a publicação, a FERROVIA TRANSNORDESTINA compreende a construção e remodelação de 2 278 quilômetros de trilhos em Alagoas, Pernambuco, Ceará e Piauí. O INVESTIMENTO ANUNCIADO é de R$ 5,4 BILHÕES, tendo sido investido até agora R$ 300 milhões, o que corresponde a 5,5% do total. O PRAZO OFICIAL de conclusão é Dezembro de 2010, e o TEMPO QUE LEVARÁ PARA SER CONCLUÍDA NO RITMO ATUAL é de 34 anos.

Temos, pois, a dimensão do DESAFIO que temos pela frente e, com o mesmo ENTUSIASMO, a mesma FÉ, com os mesmos IDEAIS que moverem brasileiros como FELIPE DOS SANTOS e TIRADENTES, estaremos dedicando o melhor das nossas LUTAS e ESPERANÇAS no horizonte do BRASIL 2014: que venha, pois, a COPA DA CIDADANIA, a COPA de uma NAÇÃO JUSTA, LIVRE, PRÓSPERA E SOLIDÁRIA, e que verdadeiramente os beneficiários desses BILIONÁRIOS INVESTIMENTOS sejam TODOS os BRASILEIROS e TODAS as BRASILEIRAS.

Um comentário:

Luiz Carlos disse...

Não é dinheiro do Pac, mas não precisamos irlonge para ver que as grandes obras, onde há grandes recursos são canal para quem não tem compromisso com o dinheiro público. Temos aqui pertinho o viaduto de Sarzedo, um esqueleto a espera de quem o conclua. Incrivel, o tempo passa, os problemas de tráfego aumentam na cidade e a obra está lá: inacabado para que o eleitor cidadão veja e assuma o seu papel e mostre nas urnas que ele quer um País melhor e realmente para todos.