terça-feira, 18 de agosto de 2009

A CIDADANIA E A PEDAGOGIA DA DESILUSÃO POLÍTICA

“O bom governo rege a coisa pública mediante a justiça e através da justiça assegura a concórdia entre os cidadãos e a paz geral”.
(NORBERTO BOBBIO, in Teoria Geral da Política, Rio de Janeiro, Campus, 2000, página 211)

Os problemas que o BRASIL vem vivendo não podem ser solucionados com o mesmo pensamento e a mesma prática POLÍTICOS. Mais uma vez, buscamos OPORTUNA contribuição de FERNANDO BRANT, com artigo publicado no Jornal ESTADO DE MINAS, edição de 4 de agosto de 2004, no Caderno CULTURA, página 10, cuja IMPORTÂNCIA impõe transcrição INTEGRAL:

“Desilusão política

Conversa sobre política na manhã de inverno. Ainda temos muito a realizar, somos um País a ser construído. O que não podemos assistir é o desânimo tomar conta dos brasileiros, cansados de promessas não-cumpridas, de desonestidade e incompetência no trato com a coisa pública.

As nações desenvolvidas podem se dar ao luxo da desilusão. A vida dos habitantes dos países ricos está resolvida em sua maior parte. Nós não. Ainda necessitamos solucionar questões básicas, como educar, dar saúde, casa e alimento para milhões de semelhantes. Nosso país precisa de investir em infra-estrutura para criar condições que melhorem a vida de todos. Temos que tornar mais amena a vida em nossas cidades, precisamos retomar para nossos filhos as ruas onde brincávamos e que hoje são espaços de violência e medo.

Muita razão tem a população ao abominar a falta de seriedade, a ineficiência, o oportunismo e a inconseqüência da maioria da classe política. É enorme a responsabilidade dos homens e mulheres de bem que abraçam a vida pública. Quem ama este país, teve condição de estudar e aprimorar seus conhecimentos e traz em seu interior a vocação para a vida pública, tem a obrigação moral de mergulhar nessa espinhosa e indispensável missão. É necessário acreditar na existência de políticos dignos e merecedores de respeito, capazes de administrar em benefício de todos. Nossa terra está pronta para ser mais justa com todos os brasileiros.

Estamos no estágio do fazer, não podemos nos dar ao luxo de alimentar sentimentos negativos e paralisantes. Se os governantes decepcionam, de nada nos vale aceitarmos passivamente essa realidade e não nos movermos para mudá-la.

Se um, dez ou 100 nos decepcionaram, nossa resposta é mandá-los de volta para suas casas. Nem por isso devemos acreditar que nada mais pode ser feito, que ninguém presta e que nosso destino é ficar à margem do progresso, assistindo, sem participar, ao desenrolar da história da humanidade. Eu sei que é tentadora a noção de que é tudo farinha do mesmo saco, que o novo em breve será igual ao antigo, que o filme é o mesmo, só mudaram os atores.

Nós somos os diretores e podemos mudar o roteiro. A desilusão política não cabe em um povo que tem muito a criar, é imaginativo e forte quando resolve abraçar os interesses coletivos. Nem ilusão, nem desilusão. As mãos brasileiras, capazes de amor e trabalho, precisam apostar na alegria.”

São LIÇÕES como a apresentada que vão sustentando o nosso trabalho de MOBILIZAÇÃO PARA A CIDADANIA E QUALIDADE, exigindo, entre outros PREDICADOS dos POLÍTICOS, a necessária QUALIFICAÇÃO, a indispensável VOCAÇÃO PARA A VIDA PÚBLICA, a INTEGRIDADE, a HONESTIDADE, o firme COMPROMISSO para com o BEM COMUM, isto é, de TODOS os BRASILEIROS e de TODAS as BRASILEIRAS.

Verdadeiramente, o BRASIL TEM JEITO!...

Urge a MOBILIZAÇÃO de TODOS para cumprirmos os OBJETIVOS CONSTITUCIONAIS legando uma PÁTRIA JUSTA, LIVRE, DESENVOLVIDA e SOLIDÁRIA, pois como numa canção “As mãos brasileiras, capazes de amor e trabalho, precisam apostar na alegria”. E com propriedade podemos acrescentar: ... e na ESPERANÇA!

2 comentários:

Carlos Vitório disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Carlos Vitório disse...

Desculpe pedi para mudar meu comentário pois havia erros de portugues que só percebi depois...segue o mesmo comentário com os acertos, desculpe e agradeço ao administrador do blog sua atenção comigo.....


Se um, dez ou 100 nos decepcionaram, nossa resposta é mandá-los de volta para suas casas. Nem por isso devemos acreditar que nada mais pode ser feito, que ninguém presta e que nosso destino é ficar à margem do progresso, assistindo, sem participar, ao desenrolar da história da humanidade." Como cidadão brasileira ainda creio que temos bons políticos e para que eles ocupem os cargos com seriedade e ética, certamente temos que fazer como cita o artigo, mandá-los de volta para casa e não são apenas os que estão em Brasília, mas também tatos que estão em nossas Assembléias e prefeituras, bem pertinho de nós. É hora de renovar este quadro e ver nascer lideranças políticas sem os vícios que corroem a moral daqueles que antes de querevem ver o Brasil crescer querem ver suas fortunas pessoais e da família crescer. Façamos um exercício de cidadania e liste os bens e cargos dos políticos que vc conhece e da família e verá que antes de nós, povo, estão os seus "entes queridos." 2010 é a sua chance.