sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

A CIDADANIA BUSCA MAIS EDUCAÇÃO

“Os adolescentes são fascinados pelas ferramentas da era digital. [...] Mas a dependência da internet não é exclusiva dos adolescentes. Todos nós, jovens e menos jovens, sucumbimos aos apelos do mundo virtual. [...] Para o norte-americano Nicholas Carr, formado em Harvard e autor de livros de tecnologia e administração, a dependência da troca de informações pela internet está empobrecendo nossa cultura. Ele falou à revista Época durante uma visita ao Brasil para uma palestra a 4,5 mil líderes empresariais.

Segundo Carr, o uso exagerado da internet está reduzindo nossa capacidade de pensar com profundidade. “Você fica pulando de um site para o outro. Recebe várias mensagens ao mesmo tempo. É chamado pelo Twitter, pelo Facebook ou pelo Messenger. Isso desenvolve um novo tipo de intelecto, mais adaptado a lidar com as múltiplas funções simultâneas, mas que está perdendo a capacidade de se concentrar, ler atentamente ou pensar com profundidade.” A internet é uma magnífica ferramenta. Mas não deve perder seu caráter instrumental. Ler é preciso.”
(CARLOS ALBERTO DI FRANCO, in Internet e leitura, artigo publicado no Jornal ESTADO DE MINAS, edição de 8 de fevereiro de 2010, Caderno OPINIÃO, página 9).

Mais uma IMPORTANTE contribuição para o nosso trabalho de MOBILIZAÇÃO PARA A CIDADANIA E QUALIDADE vem também de artigo publicado no veículo acima, idem, ibidem, de autoria de PAULO MÁRCIO REIS SANTOS, Advogado, professor das Faculdades Kennedy, que merece INTEGRAL transcrição:

"Mais educação

Em 28 de janeiro, foi publicado o Decreto 7.083, que instituiu o Programa Mais Educação (PME), que tem por objetivo contribuir para a melhoria da aprendizagem por meio da ampliação do tempo de permanência de crianças, adolescentes e jovens matriculados em escola pública, mediante oferta de educação básica em tempo integral. A norma considera educação básica em tempo integral a jornada escolar com duração igual ou superior a sete horas diárias, durante todo o período letivo, compreendendo o tempo total em que o aluno permanece na escola ou em atividades escolares em outros espaços educacionais. O decreto também estabelece que a jornada escolar diária seja ampliada com o desenvolvimento de atividades de acompanhamento pedagógico, experimentação e investigação científica, cultura e artes, esporte e lazer, cultura digital, educação econômica, comunicação e uso de mídias, meio ambiente, direitos humanos, práticas de prevenção aos agravos à saúde, promoção da saúde e da alimentação saudável, entre outras atividades.

As atividades poderão ser desenvolvidas no espaço escolar de acordo com a disponibilidade da instituição de ensino, ou fora dele, sob orientação pedagógica, mediante o uso dos equipamentos públicos e do estabelecimento de parcerias com órgãos ou instituições locais. A educação integral, no âmbito do programa, tem por princípios básicos a articulação , das disciplinas curriculares com diferentes campos de conhecimento e práticas socioculturais; a constituição de territórios educativos para o desenvolvimento de atividades de educação integral, por meio da integração dos espaços escolares com equipamentos públicos, como centros comunitários, bibliotecas públicas, praças, parques, museus e cinemas; a integração entre as políticas educacionais e sociais, em interlocução com as comunidades escolares; a valorização das experiências históricas das escolas em tempo integral na contemporaneidade; o incentivo à criação de espaços educadores sustentáveis com a readequação dos prédios escolares, incluindo a acessibilidade, e à gestão, à formação de professores e à inserção de temáticas de sustentabilidade ambiental nos currículos e no desenvolvimento de materiais didáticos; a afirmação da cultura dos direitos humanos, estruturada na diversidade, na promoção da equidade étnico-racial, religiosa, cultural, territorial, geracional, de gênero, de orientação sexual, de opção política e de nacionalidade, por meio da inserção da temática dos direitos humanos na formação de professores, nos currículos e no desenvolvimento de materiais didáticos; e a articulação entre sistemas de ensino, universidades e escolas para assegurar a produção de conhecimento, a sustentação teórico-metodológica e a formação inicial e continuada dos profissionais da educação integral.

Em relação aos objetivos, o PME buscará a formulação da política nacional de educação básica em tempo integral; a promoção do diálogo entre os conteúdos escolares e saberes locais; o favorecimento da convivência entre professores, alunos e suas comunidades; a disseminação das experiências das escolas que desenvolvem atividades de educação integral; e a convergência de políticas e programas de saúde, cultura, esporte, direitos humanos, educação ambiental, divulgação científica, enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes, integração entre escola e comunidade para o desenvolvimento do projeto político-pedagógico de educação integral. Esses objetivos serão desenvolvidos em colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, mediante prestação de assistência técnica e financeira aos programas de ampliação da jornada escolar diária nas escolas públicas de educação básica.

No aspecto nacional, o sistema será executado e gerido pelo Ministério da Educação, que editará as suas diretrizes gerais, podendo ser realizadas parcerias com outros ministérios, órgãos ou entidades do Poder Executivo federal para o estabelecimento de ações conjuntas, definindo-se as atribuições e os compromissos de cada partícipe em ato próprio. Em âmbito regional, a execução e a gestão do PME competirão às secretarias de Educação, que conjugarão suas ações com órgãos públicos das áreas de esporte, cultura, ciência e tecnologia, meio ambiente e juventude, sem prejuízo de outros órgãos e entidades do Executivo estadual e municipal, do Legislativo e da sociedade. Para a implantação dos programas de ampliação do tempo escolar nas escolas públicas de educação básica, o PME contará com a assistência financeira do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A educação básica de qualidade é um dos principais problemas existentes no país. Portanto, a ideia de educação em tempo integral nas escolas públicas é louvável, principalmente no que tange à socialização dos alunos, reduzindo a marginalização social. Além da jornada integral nas escolas, o sucesso do projeto depende consideravelmente da valorização dos educadores, tanto do ponto de vista financeiro quanto estrutural.”

Mais um extraordinário desafio – a QUALIDADE na EDUCAÇÃO BÁSICA, e um poderoso instrumento que é o tempo integral – que nos MOTIVA e FORTALECE na grande CRUZADA NACIONAL pela CIDADANIA e QUALIDADE, principalmente em razão do horizonte da COPA DO MUNDO de 2014, da OLIMPÍADA de 2016 e a implantação do PRÉ-SAL, quando INVESTIMENTOS BILIONÁRIOS haverão de CONTEMPLAR consistentes POLÍTICAS PÚBLICAS que visem BENEFICIAR efetivamente TODOS os BRASILEIROS e TODAS as BRASILEIRAS, com a construção de uma NAÇÃO verdadeiramente JUSTA, EDUCADA, ÉTICA, DESENVOLVIDA e SOLIDÁRIA, em sintonia com as exigências da MODERNIDADE que acompanha o SÉCULO XXI.

Este é o nosso SONHO, a nossa LUTA, a nossa FÉ e ESPERANÇA!...

O BRASIL TEM JEITO!...

3 comentários:

Teka disse...

Os avanços tecnológicos com certeza trouxeram grandes benefícios, mas creio que o tempo que crianças e adolescentes passam em frente ao computador os deixam longe dos livros e do português,pois a internet cria vícios de linguagem já que não precisam escrever apenas colocar caracteres para se fazer entender. Em contrapartida a escola em tempo integral é um ideal que deve se tornar meta para os governos. Mas é preciso encarar o assunto com seriedade e responsibilidade política uma vez que sabemos que hoje em dia temos escolas com salas cheias e sem espaço para comportar jornada dupla para que os alunos em sua totalidade permaneçam durante todo o dia na escola. É um grande desafio que somente será vencido se houver mudanças reais nas administrações municipais e no "jeito" brasileiro de se ver a educação.

Edimar disse...

Os avanços tecnológicos são de vitais importancia para nosso desenvolvemento,estas ferramentas que surgem e a cada dia vem aperfeicoando a era digital e tornando realidade para massa populacional,que outrora era excluida por não ter poder aquisitivo para ter acesso, porém ter acesso não significa, ter um verdaeira consiciencia de utilizar.
Estas ferramentas utulizadas de forma correta que vem complementar o conhecimento cognitiivo do homen mas,nunca substiuir o habito de conseguir o conhecimento dos livros a busca de uma capacitação continua com intuito de formar cidadão que, saibam exercer sua cidadania de forma correta proativa questionando nossos politicos reivindicar de nossos politicos uma postura pautada nos valores éticos, cidadania não é apenas votar mas, saber votar com consciencia, e acompanhar seu candidato, e participar efetivamente do seu mandato, manifestar sua insatisfação para com mesmo quando, sua postura não condizer com valores que levaram a escolher com seu representante sua voz no congresso.
"Mudanças são importantíssimas mas. devemos nos trasnformar em mudanças se realmente queremos" vê-las "Mahatma Gandhi``.
Tudo começa com sufragio universal ( Voto)

Edimar disse...

Os avanços tecnológicos são de vitais importancia para nosso desenvolvemento,estas ferramentas que surgem e a cada dia vem aperfeicoando a era digital e tornando realidade para massa populacional,que outrora era excluida por não ter poder aquisitivo para ter acesso, porém ter acesso não significa, ter um verdaeira consiciencia de utilizar.
Estas ferramentas utulizadas de forma correta que vem complementar o conhecimento cognitiivo do homen mas,nunca substiuir o habito de conseguir o conhecimento dos livros a busca de uma capacitação continua com intuito de formar cidadão que, saibam exercer sua cidadania de forma correta proativa questionando nossos politicos reivindicar de nossos politicos uma postura pautada nos valores éticos, cidadania não é apenas votar mas, saber votar com consciencia, e acompanhar seu candidato, e participar efetivamente do seu mandato, manifestar sua insatisfação para com mesmo quando, sua postura não condizer com valores que levaram a escolher com seu representante sua voz no congresso.
"Mudanças são importantíssimas mas. devemos nos trasnformar em mudanças se realmente queremos" vê-las "Mahatma Gandhi``.
Tudo começa com sufragio universal ( Voto)