sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A CIDADANIA EXIGE UM ESTADO EFICAZ E ÉTICO

“Brasil é o 69º em corrupção

Berlim – O Brasil ocupa a 69º posição no ranking sobre a percepção da corrupção mundial, divulgado ontem em Berlim pela ONG Transparência Internacional, que destacou que o problema afeta a luta contra a instabilidade financeira. No ano passado, o país apareceu na posição 75 da classificação criada pela organização.

O Brasil recebeu nota 3,7 neste ano. O índice mostra a percepção do grau de corrupção por empresários e analistas e vai de zero, considerado o máximo da corrupção, a 10, teto da transparência. Dinamarca, Nova Zelândia e Cingapura dividem a primeira posição, seguidos por Finlândia e Suécia, enquanto Iraque, Afeganistão, Mianmar e Somália ocupam as últimas posições.

A maior potência do mundo, os Estados Unidos, caiu da 19ª para a 22ª posição. Na América Latina, o Chile é o melhor país, no 21º lugar, seguido por Uruguai (24), Porto Rico (33) e Costa Rica (41). A Venezuela aparece entre os mais corruptos, na posição de número 164 entre os 178 países incluídos no estudo.

“No momento em que os governos destinam importantes quantias de dinheiro para lutar contra os problemas mundiais mais urgentes, como a instabilidade dos mercados financeiros, a mudança climática e a pobreza, a corrupção continua sendo um obstáculo”, afirma a ONG. “Os governos têm que integrar as medidas contra a corrupção, em todos os âmbitos, seja para enfrentar a crise financeira ou a mudança climática, seja para erradicar a pobreza”, diz o relatório.

“A Transparência Internacional recomenda que se aplique estritamente a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, que é a única iniciativa mundial que pode servir de base para acabar com o problema”, acrescenta o relatório da ONG. “Não se pode aceitar a corrupção. Muitas pessoas pobres e vulneráveis continuam sofrendo com suas consequências em todo o mundo”, declarou o presidente da ONG, Huguette Labelle. Desde 1995, a Transparência Internacional publica, anualmente, o índice de percepção da corrupção.”
(Artigo publicado no Jornal ESTADO DE MINAS, edição de 27 de outubro de 2010, Caderno POLÍTICA, página 8).

Mais uma IMPORTANTE e OPORTUNA contribuição para o nosso trabalho de MOBILIZAÇÃO PARA A CIDADANIA E QUALIDADE vem de artigo publicado no mesmo veículo e edição, Caderno OPINIÃO, página 11, de autoria de DAN M. KRAFT, Advogado, mestre em direito comercial (UFMG) e internacional (Londres), que merece INTEGRAL transcrição:

Estado eficaz e ético

As eleições para os governos estaduais indicaram a demanda e o interesse do cidadão pela eficiência e probidade na gestão pública. A democracia brasileira, tendo conquistado sua maturidade, demonstra que o cidadão vai usar o seu voto para ordenar um Estado eficaz e ético. O caminho a trilhar é longo, pois o conceito vigente ainda é de que o que é público é ineficiente. Há, entretanto, muita esperança adiante. Pode-se ver, em vista das últimas eleições, que a percepção de que o Estado é um mal necessário e que a política é algo mesquinho está mudando. A carência em áreas estratégicas, como segurança, educação e saúde, parece estar mobilizando cidadãos de que a prosperidade econômica não é suficiente. De nada adianta a pessoa ser capaz de comprar uma moto, um carro ou uma casa, mas estar obrigada a gastar fortunas para garantir que seus não serão furtados, ou não ter saúde para aproveitá-los. Gozar a prosperidade causada pela estabilidade econômica significa contar com o Estado para garantir também a estabilidade social. Essa ação é puramente coletiva e o individualismo encontra aí seu limite.

A retirada do Estado da atividade econômica se iniciou lá nos idos de 1990 e parece que ainda há gente criticando isso. Não se tratou de um programa de uma pessoa e, sim, foi fruto do esgotamento da capacidade de financiamento do Estado, exacerbado pelas falhas crônicas da gestão pública do passado recente. A novidade da responsabilidade fiscal permitiu que o setor público voltasse atenções às atividades de base, outorgando à iniciativa privada sua parcela no desenvolvimento da economia. O Estado empresário precisa ser sepultado da realidade brasileira de uma vez por todas. Como previsto na Constituição Federal, o Estado deve promover condições para todos trabalharem, facilitando a vida dos cidadãos e dos empreendedores, orientando a economia para o bom caminho e bem-estar social.

Em um mundo em recessão, em que as economias outrora centrais agonizam para criar emprego para seus cidadãos, é chegada a hora de o Brasil explorar todo o seu potencial de desenvolvimento. Impulsionar a livre iniciativa, ensinar a pescar, em vez de dar o peixe, e acabar com o complexo terceiro-mundista. Tudo isso parece estar na agenda de muitos brasileiros.

A sucessão presidencial tem como objetivo não subordinar os cidadãos ao perfil dos candidatos, mas exatamente o contrário. A ordem é subordinar os candidatos à vontade dos cidadãos que desejam se desenvolver, prosperar, extirpando o retrovisor de suas vidas, para olhar para um futuro sustentável, ético e ambientalmente responsável. Um Estado eficaz parece ser a ordem atual. Resta saber se aquele que receberá o mandato maior terá inteligência e habilidade suficiente para construir, renunciando à opção de destruir e desagregar. Nosso país tem um futuro brilhante, se o desperdício de energia for atacado. Que o voto seja profícuo.”

São, pois, mais páginas ricas em PONDERAÇÕES e ASSERTIVAS que nos MOTIVAM e nos FORTALECEM nesta grande CRUZADA NACIONAL, visando à construção de uma NAÇÃO verdadeiramente JUSTA, ÉTICA, EDUCADA, EFICAZ, QUALIFICADA, LIVRE, DESENVOLVIDA e SOLIDÁRIA, que permita a PARTILHA de suas EXTRAORDINÁRIAS RIQUEZAS e POTENCIALIDADES com TODOS os BRASILEIROS e com TODAS as BRASILEIRAS, especialmente no horizonte de INVESTIMENTOS BILIONÁRIOS previstos para eventos como a COPA DO MUNDO DE 2014, a OLIMPÍADA DE 2016 e os projetos do PRÉ-SAL, segundo as exigências do SÉCULO XXI, da era da GLOBALIZAÇÃO, da INFORMAÇÃO, do CONHECIMENTO, das NOVAS TECNOLOGIAS, da SUSTENTABILIDADE e de um mundo da PAZ e da FRATERNIDADE UNIVERSAL...

Este é nosso SONHO, o nosso AMOR, a nossa LUTA, a nossa FÉ e a nossa ESPERANÇA!...

O BRASIL TEM JEITO!...

Nenhum comentário: