“Carta aos conselheiros sobre a educação brasileira
Se
os conselhos educativos e as nossas ações estão voltadas para o bem coletivo, e
não para o individual, lógico e evidente, os resultados tendem a ser melhores,
mais rápidos e expressivos. Obviamente, buscando a melhoria da qualidade do
ensino básico nas escolas públicas de todos os Estados e municípios
brasileiros.
Entende-se
que é por meio do ensinamento educacional de qualidade que uma sociedade evolui
e revela valores de acordo com sua necessidade, promovendo e desenvolvendo os
meios necessários às novas gerações. É o processo básico, imprescindível, que
permite às novas gerações preservar a identidade nacional, além de transmitir
conhecimentos intelectuais e afetivo-emocional comunitário. Dessa forma,
contribui para a exemplar formação de uma sociedade civil capacitada,
responsável e solidária para exercer a plena cidadania.
Engajado
nesse propósito, ainda bem não estamos sozinhos. Somos apoiados e incentivados
por valiosas instituições coirmãs. São elas a União Nacional dos Conselhos
Municipais de Educação (UNCME) e os fóruns educativos que monitoram e
contribuem com brilhante desempenho para
o aperfeiçoamento da educação nacional, em consonância com a participação do controle
social, que são dois conceitos fundamentais, como já foi dito, para a
materialização da democracia participativa.
Dessa
forma, viabiliza-se uma relação mais amistosa entre o governo e a sociedade
civil organizada. Com esta o poder público deve estabelecer relacionamento e
diálogo no sentido de garantir a educação fundamental (a base), cuja tarefa é
competência do governo municipal.
Nesse
importante direcionamento, graças à nossa perseverança, esforços e desempenho,
acompanhados e assistidos por assessoria técnica competente, hoje, na maioria
dos municípios, já se declara que os Conselhos de Educação são concebidos como
importantes órgãos, capazes de estabelecer um contraponto entre as decisões da
gestão municipal e as reais demandas da sociedade.
Diante
dos desacertos seculares do “vira e mexe” da educação pública de massa, sem
obter os resultados desejados, repensar um novo sistema de ensino eficaz em
todos os níveis é um desejo ardente de toda a sociedade. Tanto é que as mídias
nacional e internacional vêm noticiando que países desenvolvidos e em
desenvolvimento estão atentos, direcionando os seus sistemas educacionais
visando torná-los mais próximos da realidade dos avanços da ciência e
tecnologia.
E o
Brasil? Pais das angustiantes desigualdades, urge entrar na pauta de discussões
e debates sobre políticas públicas que busquem caminhar em rumos acertados para
o avanço produtivo necessário ao desenvolvimento sustentável. Assim estaríamos
minimizando o grande problema da falta do saber, que gera a ignorância. Dela
derivam a miséria, fome, violência, injustiça. Enfim, a perpetuação de todas as
nossas mazelas.”.
(Alberto de Andrade Silva. Empresário,
conselheiro de educação (CMEC/Contagem), em artigo publicado no jornal O
TEMPO Belo Horizonte, edição de 12 de setembro de 2022, caderno OPINIÃO,
página 15).
Mais uma importante e oportuna contribuição para o
nosso trabalho de Mobilização para a Excelência Educacional vem de
artigo publicado no mesmo veículo, edição de 10 de agosto de 2022, mesmo
caderno, página 20, de autoria de Hélder Giostri Alves de Almeida,
doutor em engenharia mecânica e coordenador das engenharias do Ibmec BH, e que
merece igualmente integral transcrição:
“Como a internet 5G vai mudar nossas vidas
O
que está escrito no canto superior da tela do seu telefone? As chances são de
que seja ‘4G’. se você viajar para o interior, poderia dizer ‘3G’, e, se este
for o caso, seu streaming de vídeo pode falhar. Mas neste ano, se você estiver
no lugar certo e com o dispositivo certo, esse canto superior dirá algo novo:
5G. e nada mais será o mesmo.
O ‘G’
significa ‘geração’. O 5G é a quinta geração de conectividade móvel, combinando
pesquisa pioneira e tecnologia de ponta. Mas essa nova geração de rede mudará
mais do que apenas a forma como usamos os telefones celulares. “Ele terá o
mesmo impacto que eletricidade, silício e vapor tiveram nas revoluções
industriais anteriores”, diz Asa Ramsons, vice-presidente sênior e chefe de
tecnologias da área de negócios e novos negócios e membro da equipe executiva
da Ericsson.
O que
diferencia o 5G das gerações anteriores é que ele funciona em frequências de
rádio maiores. Enquanto todas as ondas de rádio viajam na mesma velocidade, o
comprimento de onda de determinada frequência afeta diretamente a rapidez com
que ela pode transmitir dados. Como regra geral, quanto maior a frequência,
menor o comprimento de onda e maior largura de banda ela tem para enviar
informações.
A maior
frequência que o 4G usa é 2,6 gigahertz (GHz). As torres de telefonia 5G que
estão sendo ligadas transmitem entre 3,5 GHz e 6 GHz, e é por isso que o 5G
pode oferecer velocidades de download de até dez gigabits por segundo (Gb/s),
dez vezes o que o 4G poderia alcançar. Isso permite o download de filmes em HG
sem fio em segundos, não em minutos.
É claro
que a internet móvel de alta velocidade não se refere apenas a downloads. Há
também latência, que é o atraso de comunicação na rede, o intervalo de tempo
entre enviar um comando, tocar em um botão em uma página da web, por exemplo, e
o site responder. Quanto menos tempo demorar, menor será a latência. Enquanto o
4G tinha uma latência máxima de 50 milissegundos, o 5G reduz isso para apenas 4
milissegundos, oferecendo uma conexão quase instantânea todas as vezes.
Nos
próximos anos, o 5G pode ficar ainda mais rápido, já que os provedores de internet
planejam explorar as frequências muito além de 6 GHz. A parte do espectro entre
30 GHz e 300 GHz é conhecida como “banda milimétrica” por seus comprimentos de
onda extremamente curtos, apenas 1 a 10 mm de largura. Essas chamadas “ondas
milimétricas” foram usadas para radioastronomia e radares no passado. Quando
começarmos a usar a largura de banda ultrarrápida das ondas milimétricas, o 5G
deixará de parecer um bom Wi-Fi e oferecerá os benefícios que promete.
No
entanto, frequências mais altas têm um custo. Os comprimentos de onda curtos
não podem percorrer longas distâncias e são facilmente interrompidos. As ondas
milimétricas, em particular, exigem uma linha de visão com o dispositivo para o
qual estão enviando dados e podem ser bloqueadas por paredes ou até mesmo pela
chuva. Assim sendo, é preciso construir mais antenas para que estejamos sempre
perto o suficiente para captar o sinal. No entanto, frequências mais altas
precisam apenas de pequenas antenas, então, em vez de torres telefônicas altas
pairando sobre paisagens urbanas, os transmissores poderão ser embutidos em
postes de luz e semáforos.
Esse
salto tecnológico levará a novos produtos, negócios e até indústrias, de carros
autônomos a inteligência artificial. Especialistas dizem que o 5G pode gerar
US$ 12 trilhões extras em vendas anuais até 2035. Isso é aproximadamente o
tamanho de toda a economia da China. Talvez não seja surpresa que os países,
assim como as empresas, estejam correndo para adotar o 5G.”.
Eis,
portanto, mais páginas contendo importantes, incisivas e oportunas abordagens e
reflexões que acenam, em meio à maior crise de liderança de nossa história –
que é de ética, de moral, de princípios, de valores –, para
a imperiosa e urgente necessidade de profundas
mudanças em nossas estruturas educacionais,
governamentais, jurídicas, políticas, sociais, culturais, econômicas,
financeiras e ambientais, de modo a promovermos a inserção do País no
concerto das potências mundiais livres, justas, educadas, qualificadas,
civilizadas, soberanas, democráticas, republicanas, solidárias e
sustentavelmente desenvolvidas...
a) a excelência educacional – pleno
desenvolvimento da pessoa, da cidadania e da qualificação profissional –, desde
a educação infantil (0 a 3 anos de
idade, em creches; 4 e 5 anos de idade, em pré-escolas) – e mais o imperativo
da modernidade de matricularmos nossas crianças de 6 anos de idade na primeira
série do ensino fundamental, independentemente
do mês de seu nascimento –, até a pós-graduação
(especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado), como prioridade absoluta de nossas políticas
públicas, gerando o pleno desenvolvimento
da pessoa, da cidadania e da qualificação profissional (enfim, 133 anos
depois, a República proclama o que esperamos seja verdadeiramente o início de
uma revolução educacional, mobilizando de maneira incondicional todas as forças
vivas do país, para a realização da nova pátria; a pátria da educação, da
ética, da justiça, da liberdade, da civilidade, da democracia, da participação,
da solidariedade, da sustentabilidade... e da fraternidade universal);
b) o combate
implacável, sem eufemismos e sem tréguas, aos três dos nossos maiores e
mais devastadores inimigos que são:
c) a dívida pública brasileira - (interna e externa; federal, estadual, distrital e municipal) –, com previsão para 2022, apenas segundo a proposta do Orçamento Geral da União – Anexo II – Despesa dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social – Órgão Orçamentário, de exorbitante e insuportável desembolso de cerca de R$ 2,468 trilhões (52,18%), a título de juros, encargos, amortização e financiamentos (ao menos com esta última rubrica, previsão de R$ 1,884 trilhão), a exigir alguns fundamentos da sabedoria grega, do direito e da justiça:
- pagar, sim, até o último centavo;
- rigorosamente, não pagar com o pão do povo;
- realizar uma IMEDIATA, abrangente, qualificada, independente, competente e
eficaz auditoria... (ver também www.auditoriacidada.org.br).
E, ainda, a propósito, no artigo Melancolia, Vinicius Torres Freire, diz:
“... Não será possível conter a presente degradação econômica sem pelo menos,
mínimo do mínimo, controle da ruína das contas do governo: o aumento sem limite
da dívida pública...”.
Destarte,
torna-se absolutamente inútil lamentarmos
a falta de recursos diante de tão
descomunal sangria que dilapida o nosso já combalido dinheiro público, mina a
nossa capacidade de investimento e de poupança e, mais grave ainda, afeta a
credibilidade de nossas instituições, negligenciando a justiça, a verdade, a honestidade e o amor à pátria, ao lado de abissais desigualdades sociais e
regionais e de extremas e sempre crescentes necessidades de ampliação e modernização de setores
como: a gestão pública; a infraestrutura (rodovias, ferrovias,
hidrovias, portos, aeroportos); a educação;
a saúde; o saneamento ambiental (água tratada, esgoto tratado, resíduos
sólidos tratados, macrodrenagem urbana, logística reversa); meio ambiente; habitação; mobilidade urbana
(trânsito, transporte, acessibilidade); minas e energia; emprego, trabalho e renda; agregação de valor às
commodities; sistema financeiro nacional; assistência social; previdência
social; segurança alimentar e nutricional; segurança pública; forças armadas;
polícia federal; defesa civil; logística; pesquisa e desenvolvimento; ciência,
tecnologia e inovação; cultura, esporte e lazer; turismo; comunicações; qualidade
(planejamento – estratégico, tático e operacional –, transparência,
eficiência, eficácia, efetividade, economicidade – “fazer mais e melhor, com
menos” –, criatividade, produtividade, competitividade); entre outros...
Este
é o nosso sonho, o nosso amor, a nossa luta, a nossa fé, a nossa esperança... e
perseverança!
“VI,
OUVI E VIVI: O BRASIL TEM JEITO!”
61
anos de testemunho de um servidor público (1961 – 2022)
- Estamos nos descobrindo através da Excelência
Educacional ...
- ANTICORRUPÇÃO: Prevenir e vencer, usando
nossas defesas democráticas ...
- Por uma Nova Política Brasileira... pois, o
poder é para amar, servir e edificar!
- Pela excelência na Gestão Pública ...
- Pelo fortalecimento da cultura da
sustentabilidade, em suas três dimensões nucleares do desenvolvimento integral:
econômico; social, com promoção humana, e, ambiental, com proteção e
preservação dos nossos recursos naturais ...
- A alegria da vocação: juntando diamantes...
porque os diamantes são eternos!
- O Epitáfio: “Não chorem por mim, chorem por
todos aqueles que, ainda, não descobriram Cristo em cada Eucaristia!”
Afinal, o Brasil é uma
águia pequena que já ganhou asas e, para voar, precisa tão somente de visão
olímpica e de coragem!
E P Í L O G O
CLAMOR E SÚPLICA DO POVO BRASILEIRO
“Oh! Deus, Criador,
Legislador e Libertador, fonte de infinita misericórdia!
Senhor, que não fique, e
não está ficando, pedra sobre pedra
Dos impérios edificados
com os ganhos espúrios, ilegais, injustos e
Frutos da corrupção, do
saque, da rapina e da dilapidação do
Nosso patrimônio público.
Patrimônio esse
construído com o
Sangue, suor e lágrima,
Trabalho, honra e
dignidade do povo brasileiro!
Senhor, que seja assim! Eternamente!”.
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