quarta-feira, 21 de abril de 2010

A CIDADANIA E A IMPRENSA PUJANTE E LIVRE

“Atravessamos nós um momento histórico de grandes repercussões, resultante de rápida e violenta mutação e valores. Marchamos para um futuro diverso de quando conhecíamos em matéria de organização econômica, social e política. Os velhos sistemas desacreditados e as fórmulas autocráticas e egoísticas entraram em declínio. Hoje, os povos vigorosos aptos à vida, necessitam seguir o rumo de suas aspirações, em vez de se deterem na contemplação do que se desmorona e tomba em ruína.

É preciso compreendermos a nossa época e removermos o entulho de idéias mortas e dos ideais estéreis. A consideração serena dessas verdades nos mostra, entre outras coisas, que uma economia equilibrada não comporta mais o monopólio do conforto e dos benefícios da civilização por classes privilegiadas.

Ao mesmo tempo a lição do que se passa com todos os povos que querem vencer as suas crises, sem apelar para recursos estranhos que não os do bom senso e do equilíbrio, traça-nos o caminho certo: só com a união nacional, formada pela colaboração de todos, acima de considerações pessoais e de interesses facciosos é que o Brasil será colocado em bases concretas, numa justa e viva demonstração que repouse no sentimento de responsabilidade e sem que seja necessária ou justificada se alterar o ritmo democrático da vida nacional. [...]”.
(PAULO EMÍLIO NELSON DE SENNA, em artigo publicado no Jornal ESTADO DE MINAS, edição de 30 de novembro de 1993, Caderno OPINIÃO, página 6, sob o título Brasil passado a limpo).

Mais uma IMPORTANTE contribuição para o nosso trabalho de MOBILIZAÇÃO PARA A CIDADANIA E QUALIDADE vem também de artigo publicado no Jornal ESTADO DE MINAS, edição de 5 de dezembro de 1993, Caderno OPINIÃO, página 6, de autoria de BELIZÁRIO ANTÔNIO DE LACERDA, que é doutor e mestre em Direito Administrativo, que merece INTEGRAL transcrição:

“Imprensa livre


Nunca a moralidade administrativa brasileira fora tão alvo de vigília por parte dos cidadãos como nos últimos três anos.

Essa sentinela constante que mantém o povo brasileiro sobre seus administradores em particular, e sobre todos aqueles que servem à Pública Administração em geral, demonstra a não mais poder que o Brasil ainda tem jeito apesar e a contragosto dos maus brasileiros.

E a mais viva forma de participação do cidadão em seu governo é vigiando incansadamente os atos de todos os servidores públicos que compõem a gigantesca máquina administrativa daquele.

E tanto isso é verdade que o gosto por aquela forma participativa somente veio a eclodir juntamente com os primeiros arrulhos de cada regime que se instalava no Brasil com a liberdade de expressão e imprensa livre, essa última aliás, a tribuna mais desejada e benfazeja da sofrida gente nacional.

Em ocasião alguma a imprensa exerceu papel tão preponderante para a independência moral da Administração Pública do Brasil, sindicando fatos ilícitos, quer sob o aspecto administrativo, quer sob o aspecto criminal, adiantando-se mesmo às autoridades públicas a quem por dever do próprio ofício caberia trazer a lume as infrações.

Muitas autoridades públicas guiam-se mais nas investigações da imprensa para a descoberta dos ilícitos do que mesmo em seus próprios trabalhos, e não raras vezes a imprensa aponta para as autoridades constituídas a autoria e materialidade das infrações. Somente podem senti incomodados pela imprensa os maus brasileiros.

Uma cidade que tenha um bom magistrado, um bom sacerdote, um bom médico e um bom delegado de polícia é seguramente um bom lugar para viver.

E um País que tem uma imprensa pujante e livre, e que conte ainda com bons juízes, bons padres, bons médicos e bons policiais é seguramente muito promissor.”

E, assim, com o mesmo ENTUSIASMO, a mesma CORAGEM, o mesmo AMOR À LIBERDADE, o CLAMOR de brasileiros como TIRADENTES nos MOTIVA e nos FORTALECE nesta grande CRUZADA NACIONAL visando a construção de uma NAÇÃO verdadeiramente JUSTA, LIVRE, ÉTICA, EDUCADA, DESENVOLVIDA e SOLIDÁRIA, em sintonia com a MODERNIDADE e os anseios de um mundo de PAZ e FRATERNIDADE UNIVERSAL, que possa PARTILHAR com TODOS os BRASILEIROS e com TODAS as BRASILEIRAS as suas EXTRAORDINÁRIA RIQUEZAS e POTENCIALIDADES...

Este é o nosso SONHO, a nossa LUTA, o nosso AMOR, a nossa FÉ e a nossa ESPERANÇA!...

O BRASIL TEM JEITO!...

Um comentário:

Paula disse...

De 93 para cá a imprensa continua tendo um papel importante na busca da moralização e da ética na política. Se hoje temos viziblidade e se temos listas "sujas" da política ao alcance do eleitor é porque temos em nosssos veículos de comunicação jornalistas que assumem o compromisso com o verdadeiro sentido da imprensa que é informar e mostrar ao povo o que se passa nos bastidores e acontece por baixo de panos que o povo não tem acesso, mas se faz presente quando a imprensa busca, investiga e publica. Que a imprensa continue prenstando seu serviço a população, pois so assim poderemos ver o povo lutar e se sentir forte para combater os "maus políticos" que insistem em permancer no comando.