quarta-feira, 7 de abril de 2010

A CIDADANIA BUSCA LIMITE PARA A EDUCAÇÃO PERMISSIVA

“ ‘Buscar, de uma vez e para sempre, uma democracia não excludente, contemporânea da modernidade e da ousadia aos novos sujeitos da política brasileira’ (Francisco de Oliveira)'.

O Brasil vive atualmente um momento de revisão e proposição que atinge, inevitavelmente, a sociedade e suas expressões organizadas, como os movimentos sociais, com suas bandeiras e formas de luta. Trata-se da necessidade de um processo de reflexão permanente sobre a nova conjuntura que não se esgota a cada nova descoberta, por mais apaixonante e instigante que ele seja. Por exemplo, as eleições gerais deste ano abrem a oportunidade de renovação das estruturas políticas de representação. Caso isso aconteça, poderemos vivenciar o início de um movimento mais amplo e direção a um país ético e justo.

Não se pode discutir cidadania no Brasil sem tocar na questão do enfrentamento do apartheid social. Nesse contexto, coloca-se um desafio para aqueles que têm o compromisso histórico com a justiça, a liberdade e pobreza. [...].”
(Profª. ALDAÍZA SPOSATI, em artigo publicado na Revista VIDA PASTORAL – SETEMBRO-OUTUBRO DE 1994, página 2, sob o título CIDADANIA E POBREZA – DESAFIOS ATUAIS).

Mais uma IMPORTANTE e PEDAGÓGICA contribuição para o nosso trabalho de MOBILIZAÇÃO PARA A CIDADANIA E QUALIDADE vem de artigo publicado no Jornal ESTADO DE MINAS, edição de 3 de abril de 2010, Caderno OPINIÃO, página 9, de autoria de ELDO PENA COUTO, Diretor do Colégio Magnum Cidade Nova, que merece INTEGRAL transcrição:

"Educação permissiva

Nos últimos tempos, é frequente ouvirmos pais se perguntarem onde erraram na educação dos filhos ou até mesmo buscarem culpados pelo comportamento da criança, jovem ou adulto. São muitas as dúvidas e julgamentos mas o que poucos sabem é que as respostas para tantas indagações são mais simples do que imaginamos.

Com a modernidade e os avanços tecnológicos, as mães começam a assumir novos papéis na sociedade e, fora do ambiente doméstico, ganham espaço no meio empresarial. Isso demanda mais tempo fora de casa e uma procura por alternativas que possam ajudar na missão de cuidar do lar e dos filhos. Aos poucos, a tarefa de educar, que era basicamente dirigida a elas, passa a ser dividida com outros personagens.

As escolas, que sempre foram instituições responsáveis por disseminar e estimular a prática do conhecimento, amplia seus horários e, de maneira integral, se adaptam para oferecer atividades físicas, sociais e pedagógicas que extrapolam o conteúdo ministrado em sala de aula, o que as torna ainda mais requisitadas para assumirem o papel de formar cidadãos críticos. Uma opção construtiva para as famílias e para as crianças, que, em vez de ficarem sozinhas em casa, passam mais tempo na escola. Esta situação tem acontecido com muita frequência, o que nos faz pensar que é a solução mais viável para a formação de uma juventude saudável. Se não fosse o outro lado da história.

Pelo fato de alguns pais passarem mais tempo fora de casa e cada dia mais distantes dos filhos, buscam de maneira incessante compensar a ausência, a falta de atenção, carinho e tempo com materialismo e vista grossa. Por isso, mesmo sem avaliar riscos, muitos preferem optar por uma educação permissiva que resolve os problemas e transforma a lágrima em um belo sorriso. Uma solução rápida e indolor, certo?

Errado. Sobre o fato de ser rápida, não me oponho, mas as consequências geradas pela falta do não atingem diretamente a formação do caráter da criança, sua personalidade e a forma de encarar a vida, fazendo com que se torne um adulto mimado e sem capacidade de lutar pelos sins que receberá na vida pessoal e profissional e muito menos sonhar ou desejar aquilo que por tantas vezes almejou.

Sem a parceria fundamental família e escola, dar continuidade ao processo de educação e a busca por formar cidadãos se torna ainda mais complicado. Os professores, diariamente, lidam com frutos de diferentes meios que refletem em atitudes e comportamentos o que aprenderam em casa com os pais ou responsáveis e repetindo posturas que tomaram como exemplo.

Mesmo utilizando elementos lúdicos e interativos para que a sala de aula seja um ambiente prazeroso e atraente, o professor age como o artesão que aparara a personalidade do aluno, trabalhando a pedra bruta. Ciente de que não consegue mudar a matéria prima, ele busca de maneira gradativa e persistente levar desafios e dificuldades para o ambiente escolar com o intuito de fazer com que a criança ou adolescente busque melhores resultados e se supere a cada dia. Fazer com que entenda o valor da luta, o sabor da derrota e a busca pelo sucesso.

Para aqueles que ainda perguntam onde estão os erros que refletem na educação, as respostas são simples. O erro está na falta de limite, de desafio, na falta de oportunidade que a criança encontra para mostrar que pode ir além, se superar e aprender que a perda, assim como a vitória, faz parte da vida. O erro está na educação permissiva, que inibe a possibilidade do sonho e do desejo.

Por isso, antes de indagarmos sobre em que mundo vivemos, seria bom pensarmos que crianças estamos formando para este mundo.”

São páginas assim que enriquecem a nossa reflexão sobre a complexidade do mundo em que vivemos e nos MOTIVAM e nos FORTALECEM nessa grande CRUZADA NACIONAL para a CIDADANIA E QUALIDADE, visando a construção de uma NAÇÃO verdadeiramente JUSTA, ÉTICA, EDUCADA, LIVRE, DESENVOLVIDA e SOLIDÁRIA, que possam permitir a PARTILHA de suas EXTRAORDINÁRIAS POTENCIALIDADES e RIQUEZAS com TODOS os BRASILEIROS e com TODAS as BRASILEIRAS, principalmente em vista de INVESTIMENTOS BILIONÁRIOS como a COPA DO MUNDO DE 2014, a OLIMPÍADA DE 2016 e os projetos do PRÉ-SAL, inserindo DEFINITIVAMENTE o PAÍS no concerto das PRIMEIRAS nações do mundo...

Este é o nosso SONHO, a nossa LUTA, o nosso AMOR, a nossa FÉ e a nossa ESPERANÇA!...

O BRASIL TEM JEITO!...

Um comentário:

Maristela disse...

Vemos por todos os lados o resultado da falta de limites e da compensação material pela ausência dos pais, e não me refiro a somente em classes mais altas não. A falta de limites e a compensação atingem também os mais simples. Quem não presenciou o show que uma criança dá quando não ganha um presente que quer, mesmo que seja um chocolate em uma loja? Quem não viu maes tentando esconder o constrangimento do "show" que a crinça dá? Fico pensando onde iremos parar com este contraponto: crinças o dia inteiro fora de casa porque os pais também estão fora. A escola assume o papel da família, pois nem sempre pode contar com a parceria. Projetos são criados e funcionam como "babás" e muitos perdem a sua essencia e se tornam "ocupação de tempo". O quadro é sério e grave. A escola tem seu papel junto à família e não pode se tornar "a família". As famílias precisam de socorro urgente para que mais tarde não tenhamos cada vez mais e mais adultos desajustados e fracassados.