sexta-feira, 6 de maio de 2011

A CIDADANIA, A PAZ SOCIAL E O MARKETING EDUCACIONAL

“PAZ

Para leitor, educação é ferramenta básica

‘A paz social é algo que todas as nações buscam. Não cai do céu, não surge de repente à sua frente, nem aparece com um estalar de dedos. Para alcançá-la, deve-se trabalhar , diuturnamente, vários que, somados, vão permitir que se atinja tão nobre objetivo. Um deles é a educação formal das crianças. O comportamento do ser humano é reflexo do que ele vê, vivencia e aprende. Quanto mais cedo for transmitida essa cultura para as crianças, mais facilmente serão incorporados pelas futuras gerações os valores desejados. É assim que se forma um cidadão, que a cidadania é construída. Via educação, pode-se trabalhar os pequeninos ensinando-lhes o que é respeito, justiça, lazer, responsabilidade, carinho, trabalho e cidadania. Países desenvolvidos não medem esforços por uma boa educação. Investimentos maciços são destinados a esse setor da sociedade. Na Coreia do Sul, o cargo de professor é altamente almejado e, por isso, a disputa é acirrada para exercer essa profissão, tão valorizada social e financeiramente por lá. Nos Estados Unidos, estão as melhores universidades do mundo. No Japão, que virou um caos depois do tsunami, a ordem prevaleceu e não houve ocorrência de furtos país afora. A sociedade que investe desde cedo na educação de suas crianças dá um passo precioso e mais próxima estará da tão sonhada harmonia social.’

(MÁRCIO MÁRIO DE ALMEIDA, em carta à Redação do Jornal ESTADO DE MINAS, edição de 29 de abril de 2011, Caderno OPINIÃO, página 10).

Mais uma IMPORTANTE, OPORTUNA e PEDAGÓGICA contribuição para o nosso trabalho de MOBILIZAÇÃO PARA A CIDADANIA E QUALIDADE vem de artigo publicado no mesmo veículo, edição de 28 de abril de 2011, Caderno OPINIÃO, página 7, de autoria de SÉRGIO MARTINS, Sócio-Diretor da Carvalho Martins Comunicação, que merece igualmente INTEGRAL transcrição:

“Marketing educacional


Hoje é o Dia da Educação, uma ótima oportunidade para refletirmos sobre como está o marketing educacional em relação a estatísticas, nível de aprendizagem nas escolas brasileiras e maquiagem de dados para garantir melhores índices de divulgação. O termo marketing educacional significa gestão e planejamento de ações em comunicação integrada para gerar um posicionamento/discurso de instituições com público. Essa especialidade, que para muitos passa despercebida, responde por um mercado em franca expansão e demanda questionamentos como que tipo de mensagem publicitária uma instituição de ensino deve comunicar para despertar o interesse de famílias, prospects e alunos sobre sua proposta? O marketing educacional utilizado pelo governo federal movimentou cerca de R$ 900 mil em março, permitindo imaginar o quanto é investido por instituições privadas de ensino por todo um ano. É bem verdade que o discurso publicitário é, em sua essência, superlativo, mas o cuidado com o exagero nos argumentos deve ser dobrado neste segmento. A cobrança do público é natural e as conseqüências de uma frustração em relação à promessa de uma propaganda com discurso mal calibrado podem causar estragos grandes na imagem institucional. Além disso, o risco de perder alunos e até mesmo gerar incoerências na formação dos estudantes ao tornar comum a eles um discursos apenas quantitativo, em contraste com o que se espera da escola: qualidade.

Atualmente, para fugir da comodidade que ameaça o segmento, algumas instituições investem em mídia, buscando uma comunicação diferenciada para conquistar clientes e não somente para se tornar visíveis. Há também uma linha de ação mercadológica mais conexa ao objetivo e a finalidade da educação: uma proposta de comunicação que se preocupa, primeiramente, em envolver seus alunos – público interno e principal propagador da marca – em algo crível e real. Normalmente, as instituições que trabalham com essa visão de marketing 360 graus são aquelas que não tratam o aluno como um número, mas, sim, como ser único na experiência diária do aprendizado. Por consequência , esse tipo de comunicação engajada reflete um posicionamento mercadológico marcado por um discurso mais consistente que explora conteúdos relacionados à experiência que os estudantes têm na escola e que repassarão às futuras gerações.

A educação é fundamental para o processo de socialização dos princípios da cidadania e valores humanos, ou seja, os maiores diferenciais a serem oferecidos por uma escola focada em formar mais que robôs aptos somente a passarem em vestibulares e provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A família moderna demanda uma escola com que possa dividir a responsabilidade em formar cidadão em contexto mais amplo e social. Entretanto, essa visão das instituições ainda é nova no Brasil, sendo presente apenas em algumas escolas com tino ampliado de seu negócio. O que se percebe na comunicação desse segmento é o uso de muitas frases de efeito e imagens bonitas, mas sem consistência. É importante que os atributos reais da instituição não sejam menosprezados em detrimento de invenções, maquiagem ou adjetivos. Empresas atentas a essa necessidade estão obtendo êxito em sua comunicação. Com a grande concorrência e a demanda da sociedade por uma postura ética, é correto avaliar que o marketing educacional deverá atingir um novo patamar no Brasil em breve, com discursos consistentes e em harmonia com as necessidades da sociedade, alunos e escola.”

Eis, pois, mais e novas ABORDAGENS e REFLEXÕES que acenam para a IMPERIOSA e URGENTE necessidade de um AMPLO e PROFUNDO comprometimento com a PRIORIDADE ABSOLUTA do PAÍS: a EDUCAÇÃO, em todas as suas manifestações, o que exige, entre outros ATRIBUTOS, uma INQUEBRANTÁVEL e estóica CORAGEM...

São GIGANTESCOS DESAFIOS, que NÃO nos ABATEM mas sim, e ainda mais, nos MOTIVAM e nos FORTALECEM nesta grande CRUZADA NACIONAL pela CIDADANIA e QUALIDADE, visando à construção de uma NAÇÃO verdadeiramente JUSTA, ÉTICA, EDUCADA, QUALIFICADA, LIVRE, DESENVOLVIDA e SOLIDÁRIA, que permita a PARTILHA de suas EXTRAORDINÁRIAS RIQUEZAS e POTENCIALIDADES com TODOS os BRASILEIROS e com TODAS as BRASILEIRAS, especialmente no horizonte de INVESTIMNTOS BILIONÁRIOS previstos para eventos como a CONFERÊNCIA RIO + 20 em 2012, a COPA DAS CONFEDERAÇÕES em 2013, a COPA DO MUNDO DE 2014, a OLIMPÍADA DE 2016, as obras do PAC e os projetos do PRÉ-SAL, segundo as exigências do SÉCULO XXI, da era da GLOBALIZAÇÃO, da INFORMAÇÃO, do CONHECIMENTO, das NOVAS TECNOLOGIAS, da SUSTENTABILIDADE e de um NOVO mundo, da PAZ e FRATERNIDADE UNIVERSAL...

Este é o nosso SONHO, o nosso AMOR, a nossa LUTA, a nossa FÉ e a nossa ESPERANÇA!...

O BRASIL TEM JEITO!...

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