“A
tecnologia na educação
Recentemente a Unesco
divulgou um estudo que mostra que 67% dos estudantes de países em
desenvolvimento e emergentes, que utilizam o celular para ler, consideram o
aparelho adequado para a leitura, justamente por estar o tempo todo com o
usuário. A mobilidade, a rede WiFi e redes móveis nas escolas permitem aos
alunos o acesso a conteúdos de qualidade. A utilização da tecnologia como
ferramenta de interação entre alunos e professores tira os estudantes da
condição de metros espectadores.
Nesse
sentido, os dispositivos móveis tornam-se parte do processo de aprendizado e
são imprescindíveis, principalmente na aplicação do processo de aprendizagem
por pares. Um dos aspectos positivos da aprendizagem que utiliza a tecnologia
como aliada é que o professor também não é um mero expositor. Outra vantagem é
que as aulas tornam-se mais interessantes, dinâmicas e lúdicas. Os estudantes,
já familiarizados com os dispositivos móveis, acabam por se interessar mais
pelo conteúdo ministrado em sala de aula a qualquer momento, de qualquer lugar.
A metodologia exige mais dos alunos, tornando-os mais responsáveis. A
tecnologia permite que as instituições de ensino organizem o conteúdo para
disponibilizá-los no formato de vídeoaulas, podcasts (formas de transmissão
multimídia na internet criadas pelos próprios usuários), textos, games, etc.
Tais ferramentas prendem a atenção dos alunos, facilitam o processo de
aprendizagem e respeitam o ritmo individual de cada estudante. Em outras
palavras, a aula acontece fora da sala de aula, e a lição de casa, na
instituição de ensino, o que é denominado de “sala de aula invertida” ou flipped classroom. Entre as propostas de
utilização da tecnologia, estão: aprofundar os temas estudados; incentivar a
produção, a criatividade e a criticidade; criar desafios aos estudantes; gerar
produções; explorar o uso de recursos, tanto na web quanto fora dela;
proporcionar integração e colaboração; e trabalhar diferentes opiniões e
diversas fontes, entre outros objetivos. Em instituições que utilizam o método
tradicional de ensino, a tecnologia é vista como fim, e não como meio para
alcançar determinado objetivo, ou até mesmo soa como uma ameaça ao bom
andamento da aula. Nesse caso, o professor é uma figura que transmite todo o
seu conhecimento em via de mão única, pois os estudantes são meros ouvintes,
agentes passivos da aprendizagem, que vão esclarecendo suas dúvidas conforme a
necessidade. E se o conteúdo ministrado não for interessante, é óbvio que as
redes sociais distrairão os alunos facilmente.
A verdade
é que as instituições de ensino não podem andar na contramão da tecnologia,
pois a maioria dos estudantes do ensino superior é formada por nativos
digitais, que estão sempre conectados e não conseguem ficar distantes dos seus
dispositivos móveis. Dessa forma, torna-se imprescindível a adaptação dos
professores a tal realidade, pois a tecnologia veio para ser um facilitador ao
engajamento dos alunos, desde que sustentado por metodologia pedagógica
adequada.”
(LÁZARO
PONTES. Advogado, empresário, mestre em direito educacional
e empresarial, em artigo publicado no jornal ESTADO DE MINAS, edição de 15 de setembro de 2015, caderno OPINIÃO, página 7).
Mais uma importante e oportuna contribuição para o
nosso trabalho de Mobilização para a
Cidadania e Qualidade vem de artigo publicado no mesmo veículo, edição de 7
de agosto de 2015, mesmo caderno e página, de autoria de DOM WALMOR OLIVEIRA DE AZEVEDO, arcebispo metropolitano de Belo
Horizonte, e que merece igualmente integral transcrição:
“Crises
e nova cultura
O momento atual se
caracteriza pelas crises, cada vez mais evidentes, com consequências reais,
para além do mero alarmismo. É real a situação difícil vivenciada por pessoas e
setores afetados. As análises comprovam que a gênese dessas crises enfrentadas
pela sociedade brasileira tem um histórico que é fruto das escolhas políticas,
da eleição equivocada de prioridades sociais e também do tipo de tecido
cultural sobre o qual está assentada.
O fato
é que há crises e elas trazem consequências de diferentes naturezas. Momento
oportuno para se refletir sobre o ensinamento que aloja no reverso dessa
realidade desafiadora. O ponto de partida para essa reflexão é admitir que
nenhuma crise é acontecimento súbito. Sua geração é um longo desdobramento que
pode revelar preciosas lições no que diz respeito a reações e novas respostas.
Um processo capaz de proporcionar aprendizagens relevantes e transformadoras.
Seria um grande risco deixar passar em “brancas nuvens” a singular oportunidade
de se aprender novas dinâmicas nas relações sociais. São imprescindíveis as
atitudes fundamentadas nos princípios dessas lições.
Vista
desse modo, a crise torna-se possibilidade de se ingressar em um processo de
correção de rumos. Desvencilha a sociedade do perigo de um tratamento cultural
da situação com o conhecido “jeitinho” próprio de dissimular os pontos críticos
e justificar a manutenção de um sistema que neutraliza ações eficazes para a
superação dos desafios.
A hora
é oportuna para vencer a desconfiança, o desespero e a desorientação provocados
pelas dificuldades. É o momento certo para se exercer a cidadania ao mesmo
tempo em que se esperam, com justeza, novas configurações na postura dos órgãos
governamentais, instâncias públicas de representação e daquelas que,
diretamente, prestam serviços ao povo. Não menos exigente é a expectativa
quanto às atitudes dos construtores da sociedade, para que ajam norteados por
princípios que garantam o bem comum, prezando o crescimento e o desenvolvimento
das instâncias responsáveis pela produção e sustentação do equilíbrio social e
econômico.
Além
dos aspectos que atingem altas esferas e intervenções de caráter sistêmico,
vale considerar a crise como oportunidade para uma nova cultura modulada em
hábitos e atitudes – reações e respostas a favor daquilo que a própria crise
aponta como solução. Assumir outro modo de pensar e agir, no entanto, não é tão
fácil assim. Existe uma forte tendência do ser humano ao comodismo, o que o
predispõe a manter os mesmos costumes, diferentemente das pessoas que enfrentam
rupturas drásticas da ordem social e econômica provocadas pelas guerras ou
catástrofes naturais. Nesse contexto, o estado de penúria impõe a aprendizagem
das lições sobre economizar, evitar desperdícios e a adoção de novos hábitos.
Essas rupturas e as consequências com força de testemunho funcionam sempre como
forte apelo para novas atitudes. Nesses momentos, por exemplo, é comum
presenciarmos gestos de pessoas que doam parte de suas fortunas ou de seus
altos salários em prol do bem comum. São iniciativas que contribuem para a
construção de uma cultura solidária e sustentável.
Condutas
como essa ainda não fazem parte de nossa realidade. Sequer ousamos esperar que,
diante das necessidades do governo de atender as demandas do setor educacional,
políticos e funcionários do alto escalão aceitem ter os vencimentos reduzidos.
O que se vê são atitudes em causa própria, tomadas em todas as instâncias do
poder.
A
própria superação da crise econômica exige novos parâmetros. É urgente
encontrarmos um modelo que não dependa do consumismo. No momento atual,
torna-se indispensável um processo de reeducação no consumo que pode começar no
momento das refeições diárias diante da discrepância entre a quantidade servida
e a necessidade das pessoas. O equilíbrio ao consumir é, sem dúvida, um desafio
cultural que precisa entrar agora como legado advindo do tratamento e do
enfrentamento da crise.
Não se
pode restringir o olhar sobre os expressivos números do contexto econômico
nacional ou global – é curioso como são predominantes nos noticiários quantias
astronômicas. Torna-se necessário, primeiro, atender a poupar, a valorizar o
próprio dinheiro, a partir de cada centavo, para saber respeitar e exigir
respeito ao erário. O propósito não é o de fazer apologia à usura, mas sim de
sugerir o princípio da otimização do consumo cultural daquilo que é realmente
necessário. Certamente, se a sociedade aprendesse a superar o desperdício com
as crises em curso, já haveria uma radical transformação de hábitos com os
ganhos incidindo sobre o atendimento às necessidades de outros que hoje estão
às margens do mercado. É possível vislumbrar que essa reeducação aponte até
mesmo para a correção de critérios morais, pois a cultura da ganância também
patrocina a tolerância à corrupção. Que as crises se tornem escolas de
aprendizagem e de construção de uma nova cultura.”.
Eis, portanto, mais páginas contendo importantes, incisivas e
oportunas abordagens e reflexões que acenam, em meio à maior crise de liderança
de nossa história – que é de ética, de
moral, de princípios, de valores –, para
a imperiosa e urgente necessidade de profundas
mudanças em nossas estruturas educacionais,
governamentais, jurídicas, políticas, sociais, culturais, econômicas,
financeiras e ambientais, de modo a promovermos a inserção do País no
concerto das potências mundiais livres, civilizadas, soberanas, democráticas e
sustentavelmente desenvolvidas...
Assim, urge ainda a efetiva problematização de questões deveras
cruciais como:
a)
a educação
– universal e de qualidade –, desde a educação
infantil (0 a 3 anos de idade, em creches; 4 e 5 anos de idade, em
pré-escolas) – e mais o imperativo da modernidade de matricularmos nossas
crianças de 6 anos de idade na primeira série do ensino fundamental, independentemente do mês de seu nascimento –,
até a pós-graduação (especialização,
mestrado, doutorado e pós-doutorado), como prioridade
absoluta de nossas políticas públicas (enfim, 125 anos depois, a República
proclama o que esperamos seja verdadeiramente o início de uma revolução
educacional, mobilizando de maneira incondicional todas as forças vivas do
país, para a realização da nova pátria; a pátria da educação, da ética, da
justiça, da civilidade, da democracia, da participação, da sustentabilidade...);
b)
o combate
implacável, sem eufemismos e sem tréguas, aos três dos nossos maiores e
mais devastadores inimigos que são: I – a inflação,
a exigir permanente, competente e diuturna vigilância, de forma a manter-se
em patamares civilizados, ou seja, próximos de zero (segundo dados do Banco
Central, a taxa de juros do cartão de crédito atingiu em agosto a
estratosférica marca de 350,79% ao ano; e mais, também em agosto, o IPCA
acumulado nos últimos doze meses chegou a 9,52%...); II – a corrupção, há séculos, na mais perversa
promiscuidade – “dinheiro público versus interesses privados”
–, como um câncer a se espalhar por todas as esferas da vida nacional, gerando
incalculáveis prejuízos e comprometimentos de vária ordem (a propósito, a
lúcida observação do procurador chefe da força-tarefa da Operação Lava Jato,
Deltan Dallagnol: “A Lava Jato ela trata hoje de um tumor, de um caso
específico de corrupção, mas o problema é que o sistema é cancerígeno...” – e
que vem mostrando também o seu caráter transnacional; eis, portanto, que todos os valores que vão
sendo apresentados aos borbotões, são apenas simbólicos, pois em nossos 515
anos já se formou um verdadeiro oceano de suborno, propina, fraudes, desvios,
malversação, saque, rapina e dilapidação do nosso patrimônio... Então, a
corrupção mata, e, assim, é crime...); III – o desperdício, em todas as suas modalidades, também a ocasionar
inestimáveis perdas e danos, indubitavelmente irreparáveis (por exemplo, segundo
Lucas Massari, no artigo ‘O Desperdício na Logística Brasileira’, a “... Desconfiança das empresas e das famílias é grande. Todos
os anos, cerca de R$ 1 trilhão, é desperdiçado no Brasil. Quase nada está imune
à perda. Uma lista sem fim de problemas tem levado esses recursos e muito mais.
De cada R$ 100 produzidos, quase R$ 25 somem em meio à ineficiência do Estado e
do setor privado, a falhas de logística e de infraestrutura, ao excesso de
burocracia, ao descaso, à corrupção e à falta de planejamento...”;
c)
a dívida
pública brasileira - (interna e externa; federal, estadual, distrital e
municipal) –, com projeção para 2015, apenas segundo a proposta do
Orçamento Geral da União, de exorbitante e insuportável desembolso de cerca de R$ 1,356 trilhão, a título de juros,
encargos, amortização e refinanciamentos (ao menos com esta rubrica, previsão
de R$ 868 bilhões), a exigir alguns
fundamentos da sabedoria grega:
-
pagar,
sim, até o último centavo;
-
rigorosamente, não pagar com o pão do povo;
-
realizar uma IMEDIATA, abrangente,
qualificada, independente e eficaz auditoria...
(ver também www.auditoriacidada.org.br)
(e
ainda a propósito, no artigo Melancolia,
Vinicius Torres Freire, diz: “... Não será possível conter a presente
degradação econômica sem pelo menos, mínimo do mínimo, controle da ruína das
contas do governo: o aumento sem limite da dívida pública...”);
Isto posto, torna-se absolutamente inútil lamentarmos a falta
de recursos diante de tão descomunal sangria que dilapida o nosso já
combalido dinheiro público, mina a nossa capacidade de investimento e de
poupança e, mais grave ainda, afeta a credibilidade de nossas instituições,
negligenciando a justiça, a verdade, a honestidade e o amor à
pátria, ao lado de abissais desigualdades sociais e regionais e de extremas
e sempre crescentes necessidades de ampliação
e modernização de setores como: a gestão
pública; a infraestrutura (rodovias,
ferrovias, hidrovias, portos, aeroportos); a educação; a saúde; o saneamento ambiental (água tratada,
esgoto tratado, resíduos sólidos tratados, macrodrenagem urbana, logística
reversa); meio ambiente; habitação;
mobilidade urbana (trânsito, transporte, acessibilidade); minas e energia; emprego, trabalho e renda;
agregação de valor às commodities; sistema financeiro nacional; assistência
social; previdência social; segurança alimentar e nutricional; segurança
pública; forças armadas; polícia federal; defesa civil; logística; pesquisa e
desenvolvimento; ciência, tecnologia e inovação; cultura, esporte e lazer;
turismo; comunicações; qualidade (planejamento – estratégico, tático e
operacional –, transparência, eficiência, eficácia, efetividade, economicidade
– “fazer mais e melhor, com menos” –, criatividade, produtividade,
competitividade); entre outros...
São, e bem o sabemos, gigantescos desafios mas que, de maneira
alguma, abatem o nosso ânimo e nem
arrefecem o nosso entusiasmo e otimismo nesta
grande cruzada nacional pela cidadania e
qualidade, visando à construção de uma Nação verdadeiramente participativa, justa, ética, educada,
civilizada, qualificada, livre, soberana, democrática e desenvolvida, que
possa partilhar suas extraordinárias e generosas riquezas, oportunidades e
potencialidades com todas as
brasileiras e com todos os
brasileiros. Ainda mais especialmente no horizonte de investimentos bilionários
previstos e que contemplam eventos como a
Olimpíada de 2016; as obras do PAC e os projetos do Pré-Sal, à luz das
exigências do século 21, da era da globalização, da internacionalização das
organizações, da informação, do conhecimento, da inovação, das novas
tecnologias, da sustentabilidade e de um possível e novo mundo da justiça, da liberdade, da paz, da igualdade – e com equidade –, e da fraternidade universal...
Este é o nosso sonho, o nosso amor, a nossa luta, a nossa fé, a
nossa esperança... e perseverança!
“VI,
OUVI E VIVI: O BRASIL TEM JEITO!”
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