terça-feira, 13 de outubro de 2009

A CIDADANIA VELA PELA POLÍTICA

“O indivíduo critica a sociedade, mas a sociedade produziu o indivíduo. Essa contrariedade – porque não podemos chamá-la de contradição – causa muitíssimos conflitos. A sociedade, ou essas pessoas convencionalmente dominantes que falam em seu nome, pensam que o indivíduo só existe para servi-la. Mas que coisa monstruosa é sacrificar todas as partes vivas para que o suposto todo mecânico possa continuar sua cega carreira!”
(GEORGE SANTAYANA, Domínios e poderes).

Mais uma IMPORTANTE contribuição para o nosso trabalho de MOBILIZAÇÃO PARA A CIDADANIA E QUALIDADE vem de artigo de autoria de CELSO BRANT, publicado no Jornal ESTADO DE MINAS, edição de 14 de março de 1994, Caderno OPINIÃO, página 6, com INTEGRAL transcrição:

“A importância da política

Como decorrência do vil pragmatismo que entre nós dominou a ação política, alastrou-se pelo Brasil a convicção de que a política é um campo menor da atividade humana, sendo indigna dos espíritos mais altos e mais nobres.

Nenhum erro é maior e mais nefasto do que esse. Na verdade, a política é a mais importante atividade do homem, da qual todas as outras dependem. Quem resolve o problema da saúde não são os médicos, mas os políticos. O analfabetismo é erradicado, não pelos professores, mas pelos políticos. E até as medalhas nas olimpíadas são ganhas, não pelos atletas, mas pelos políticos. Todos os países que foram grandes deveram o seu esplendor ao pensamento político, que viabilizou a sua grandeza. Na base de qualquer cultura civilização está o pensamento político, isto é, a força propulsora que mobiliza os homens e os leva a viver um destino comum.

Nada mais errôneo, portanto, e nada mais nefasto, que a tese, geralmente aceita entre nós, de que a política deve ser confiada aos mais incapazes, aos mais subservientes, aos mais ignorantes, e que os mais dotados devem dedicar-se às ciências e às artes. Não existe exemplo de florescimento científico sem embasamento num pensamento político.

Enquanto não tivermos um pensamento político definido e atuante, todos os nossos esforços se perderão. Inutilmente os estudantes se dedicarão ao estudo, os cientistas à ciência, os artistas à criação da beleza.
Precisamos de compreender que o pensamento político não pode ser substituído por programas elaborados por técnicos. A ciência e a técnica devem ser colocadas a serviço da política, após a formulação das diretrizes gerais.

A política é a máquina, a locomotiva; as técnicas são os vagões. Sem um projeto político, qualquer nação é como um conjunto de vagões sem máquinas, um exército sem comando ou uma esquadra sem bússola.”

Eis, pois, mais uma LIÇÃO que nos ajuda na COMPREENSÃO de ESPECIAIS dimensões da POLÍTICA, que é ESSENCIALMENTE ÉTICA e absolutamente COMPROMETIDA com os DESTINOS de uma NAÇÃO e, não a POLITICAGEM que GRASSA em nosso PAÍS, fazendo FORTUNAS de INDIVÍDUOS e GRUPOS que DESONRAM o VOTO dos BRASILEIROS e BRASILEIRAS que devem ser os DESTINATÁRIOS exclusivos das RIQUEZAS e do DINHEIRO PÚBLICO.

Portanto, devemos com o mesmo ENTUSIASMO, o mesmo CIVISMO, a mesma FÉ, a mesma ESPERANÇA, CERRAR FILEIRAS na PROCURA de HOMENS e MULHERES que sejam ÉTICOS, RETOS, HONESTOS, VOCACIONADOS e QUALIFICADOS para o PENSAMENTO POLÍTICO e para a CONDUÇÃO dos nossos DESTINOS, nos AJUDANDO na construção de uma NAÇÃO verdadeiramente JUSTA, LIVRE, DESENVOLVIDA e SOLIDÁRIA...

O BRASIL TEM JEITO!...

Um comentário:

Tereza disse...

imenso erro que criou raizes no incosciente de nosso país: política não é para os bons. E justamente por isto temos o caos em nossos municiípios, estado e no alto escalão de nosso governo. Sangue sugas, malas pretas, cuecas, propinas, desvios e tantos e tantos casos desfilam em nosso dia-a-dia e ainda ouvimos dizer: viu política é para corruptos..... temos que mudar e pensar: politca é para honestos, éticos, sérios, responsáveis. Pessoas que não se vendem e nem fzem alianças para favorecer a si ou a sua família. Mas que fazem aliança por crer em uma proposta política e crer no desenvolvimento social e humano de sua cidade, estado e país. Triste termos em nosso meio políticos que dizem: o melhor dia do mês é o dia do pagamento..... e isto é real, está perto de nós. 2010 é um ano em que podemos mudar..Vota Brasil...tem que ser um votar consciente e não clientelista.