sábado, 10 de outubro de 2009

A CIDADANIA NO DEBATE DA CORRUPÇÃO BRASILEIRA

O Jornal ESTADO DE MINAS lança SÁBADO (10/10/2009) PENSAR BRASIL, projeto editorial mensal que abordará sempre um tema candente, ancorado em entrevistas, análises e ensaios de filósofo, cientistas e especialistas.

Nosso trabalho de MOBILIZAÇÃO PARA A CIDADANIA E QUALIDADE ganha mais uma OPORTUNA e VIGOROSA contribuição que vem de artigo publicado na edição de 8 de outubro, Caderno NACIONAL, página 7, que merece INTEGRAL transcrição:

“CORRUPÇÃO BRASILEIRA EM DEBATE

O Estado de Minas lança neste sábado o Pensar Brasil. Publicação vai circular todo segundo sábado de cada mês, debatendo um tema predefinido que vai propor aos leitores reflexões de assuntos importantes ao país e à sociedade brasileira, sustentada em entrevistas, ensaios e análises por parte de filósofos, cientistas políticos e especialistas de vários setores. O suplemento, trabalhado em formato e papel especiais, começa com o debate sobre a corrupção, problema crônico do Estado brasileiro.

Os colaboradores, convidados dos quadros das principais universidades e centros de pesquisa do Brasil, mostram que é possível incorporar profundidade no jornalismo, além de apresentar análises que sempre apontam propostas. Partindo da informação, o Pensar Brasil quer ser um campo de reflexão, que contribua para que o leitor forme sua opinião com liberdade, aprimorando sua participação na sociedade. Num momento em que o debate político está presente em todos os aspectos da vida nacional, isso se torna uma das tarefas mais importantes da imprensa brasileira.

Na primeira edição do Pensar Brasil, o tema principal é a corrupção. Cientistas políticos, filósofos e sociólogos – como Renato Janine Ribeiro e Leonardo Avritzer – ajudam compreender a raiz o fenômeno, percebido pela população como um dos maiores problemas do Brasil, apontando propostas do campo da reforma política, da participação popular e do judiciário.

Em entrevista, Cláudio Weber Abramo, diretor executivo da ONG Transparência Brasil, fala da importância da mobilização da cidadania para resistir aos vícios do sistema político brasileiro, como a nomeação de parentes e a impunidade. “A farra das nomeações está presente também na quantidade imensa de assessores de deputados e senadores que não são nada mais que cabos eleitorais pagos com nosso dinheiro”, afirma.

Outros temas que fazem parte do Pensar Brasil em sua estreia são as lições das campanhas nacionalistas para a definição do modelo de exploração do petróleo na camada pré-sal, o uso da internet nas campanhas eleitorais e a presença cada vez mais significativa das demandas ecológicas na política brasileira.

Parceira do Estado de Minas na iniciativa, por meio de seu presidente, Marco Antônio Castello Branco, destaca a importância do lançamento: “O suplemento é uma oportunidade de inserirmos Minas no debate sobre o futuro do Brasil e de trazermos as reflexões sobre o Brasil para a construção do futuro de Minas, um estado que, por sua vocação econômica e tradição política, não poderia deixar de influir na reflexão sobre os grandes temas nacionais. Associar a nossa marca a esse projeto inovador revela, portanto, um interesse mútuo de fomentarmos debates consistentes, com abertura para novas idéias capazes de estimular o processo de construção crítica da sociedade. E a Usiminas, que tem justamente a abertura como um dos seus novos valores corporativos, está muito bem sintonizada com este espírito do suplemento – pensar o Brasil de maneira plural e consciente”.”

Em carta ao Presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, no primeiro dia de seu Governo – 1º de janeiro de 1995, entre outras ponderações, apresentamos a idéia-mestra do projeto de MOBILIZAÇÃO PARA A CIDADANIA E QUALIDADE, onde destacamos os exaustivos e dedicados estudos que nos levaram a identificar OS TRÊS MAIORES E MAIS DEVASTADORES INIMIGOS DO BRASIL: a INFLAÇÃO, a CORRUPÇÃO e o DESPERDÍCIO.

Agora mais ainda, a partir de AÇÕES NOBRES E PATRIÓTICAS como o PENSAR BRASIL, VOTO FORTE (TRE-MG) e o NOTÁVEL trabalho da TRANSPARÊNCIA BRASIL, REAFIRMAMOS nossa FÉ, nosso ENTUSIASMO e nossa ESPERANÇA: verdadeiramente o BRASIL TEM JEITO!...

Um comentário:

Teresa Maria disse...

O Pensar é uma uma bandeira que está senod hasteada no país, por pessoas que querem ver um país diferente. Que com mais este meio de comunicação, para informar e levar o cidadão a refletir que possamos ver os frutos em 2010, quando está nas mãos de cad um brasileiro o poder de mudar o cenário político. Por de lados os "senhores de engenho", os "patriarcas de famílias políticas", as "famílias candidatas" e os "polticos de carreira" que mascaram os seus reais interesses e vivem e sobrevivem com uma politica "personalista" e "apadrinhada" onde a "família" é a grande beneficiada.