sexta-feira, 2 de outubro de 2015

A CIDADANIA, A FORÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS E A LUZ SOBRE OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO

(Outubro = mês 14; faltam 10 meses para a Olimpíada 2016)

“Mutirão em apoio aos pequenos negócios
        O ano de 2015 tem sido de grandes desafios para os empreendedores. As dificuldades na economia exigem dos empresários uma gestão ainda mais eficiente do negócio para permanecer no mercado. Mais do que nunca, é hora de melhorar o desempenho, cortar custos, garantir um bom atendimento e inovar.
         Por isso, o Sebrae inicia hoje, 21/9, a maior ação de capacitação de pequenos negócios que já promoveu no país. Até o próximo dia 26. Microempreendedores individuais (MEI), donos de microempresas, de pequenas empresas e propriedades rurais têm uma oportunidade única para aperfeiçoar a gestão do negócio e ganhar mais competitividade no mercado.
         Uma intensa agenda de capacitações gratuitas será oferecida aos empreendedores em todos os 26 estados e no Distrito Federal sobre temas estratégicos para a boa gestão do negócio – em especial sobre vendas e finanças, temas que ganham uma relevância muito maior em tempos de dificuldades na economia.
         Esta semana de capacitação faz parte do Movimento Compre do Pequeno Negócio, iniciativa que o Sebrae lidera junto à sociedade para estimular o consumo nos pequenos negócios. O marco do movimento é o próximo dia 5 de outubro, que queremos que se torne uma data anual forte no varejo brasileiro em homenagem a esses empreendimentos. Um dia para priorizar e incentivar os pequenos negócios que fazem parte do dia a dia dos cidadãos.
         O fortalecimento dos pequenos negócios, que representam 95% do total de empresas brasileiras e respondem por 27% do PIB, é uma saída para a recuperação da economia. O Brasil não sairá da crise nem se tornará um país mais desenvolvido se não levar em consideração os pequenos negócios. Eles desempenham um papel social fundamental: geram mais da metade dos empregos formais do país, o que garante salário a 17 milhões de trabalhadores com carteira assinada.
         Quando o consumidor prioriza comprar em uma pequena empresa, ele faz com o que o dinheiro circule pela região e ajuda o negócio a se tornar mais competitivo, a investir mais em inovação e qualidade de seus produtos e serviços. Mais fortalecido, o negócio aumenta seu potencial de contratação, gerando mais emprego e renda.
         Mas não adianta o consumidor querer priorizar o pequeno negócio se ele não está preparado para atender às expectativas do cliente. Sabemos que consumidores satisfeitos voltam – e recomendam o local para outras pessoas. Não é esse conhecimento que todo empresário deseja? Ainda mais em tempos de crise, quando as pessoas ficam muito mais seletivas em relação ao que comprar e onde comprar.
         Durante a semana de capacitação, o Sebrae vai promover um grande mutirão em diferentes regiões para apoiar os pequenos negócios de Minas Gerais. Em palestras em Cataguases, Itabira e Ponte Nova, os empreendedores poderão aprender sobre temas como tendências de negócios e oportunidades na crise. Belo Horizonte, Itajubá, Barbacena e Ipatinga são exemplos de cidades que vão contar com seminários de varejo e vendas.
         Essas e várias outras atividades estarão à disposição do empreendedor nesses dias. Procure o Sebrae do estado ou ligue para o nosso canal de atendimento – 0800 570 0800 – para informações sobre a programação da semana.
         Pode ter certeza de que a recuperação da economia, que todos desejamos, está associada ao desempenho dos pequenos negócios brasileiros – o que depende tanto da valorização desse segmento pelo consumidor quanto da iniciativa do empresário de se capacitar. Os empreendedores podem contar conosco neste desafio e não deixem de aproveitar as muitas oportunidades para isso nesta semana.”

(LUIZ BARRETO. Presidente do Sebrae Nacional, em artigo publicado no jornal ESTADO DE MINAS, edição de 21 de setembro de 2015, caderno OPINIÃO, página 7).

Mais uma importante e oportuna contribuição para o nosso trabalho de Mobilização para a Cidadania e Qualidade vem de artigo publicado no mesmo veículo, edição de 26 de setembro de 2015, mesmo caderno e página, de autoria de ALESSANDRA APARECIDA SOUZA LIMA MARQUES, advogada e professora, formada em letras pelo UFMG, pós-graduada em estudos linguísticos pela UNI-BH, e que merece igualmente integral transcrição:

“Educação, hoje
        A instituição escola e o processo educacional no mundo contemporâneo se corporificam por meio do corpo docente e da inserção do aluno como sujeito coparticipativo nesse contexto. Historicamente, o sistema escolar se reconhece como um processo de construção hegemônica alicerçada numa estratégia de poder. Mudar esse cenário e enxergar o aluno como sujeito ativo, e não como mero espectador, significa uma releitura e um olhar diferenciado cujas raízes, inegavelmente, encontram-se no professor e filósofo da educação Paulo Freire.
         Oportunamente, discutir a educação atual neste mês não deixa de ser uma forma de celebrar o aniversário de Paulo Freire, que completaria em 2015 seus 94 anos.
         Freire influenciou todo o pensamento pedagógico contemporâneo. Sua filosofia educacional enfatiza o aluno como agente primordial na construção do conhecimento e, consequentemente, na produção de significados. Assim, seria a idealização de uma pedagogia em que a práxis humana relaciona-se com a prática da liberdade de pensar, e não apenas reproduzir o conhecimento transmitido. Partir desse pressuposto é usar do conhecimento para potencializar as habilidades e competências já internalizadas pelo aluno. Na visão de Paulo Freire, “a leitura da palavra deve ser precedida pela leitura do mundo”.
         Dizer que o aprendizado eficaz parte de uma prática educacional relacionada à sociedade é colocar em prática os ideais defendidos por Paulo Freire. Nessa perspectiva, o papel do educador deve ser de mediador de debates e, portanto, de incitar o educando a discussões críticas, formando agentes sociais de mudança. Longe de uma educação ortodoxa, em que a exclusividade expositiva é apreciada e cujas tradições muitas vezes não reconhecem o aluno como codirigente, a educação contemporânea tem como desafio negar o autoritarismo historicamente arraigado e a submissão do aluno visto apenas como assimilador de conteúdo.
         O educador hoje precisa compreender não só como o aluno elabora e constrói o conhecimento, mas também deve contextualizar os fatos e, dialeticamente, mesclar experiências e saber. Redescobrir, diante de tantos atrativos que conquistam atualmente os alunos, sua vocação humanista capaz de desenvolver uma nova pedagogia reflexiva, prazerosa e recreativa.
         A reinvenção no contexto atual demanda uma interatividade entre professor e aluno pautada no diálogo e na compreensão e aceitação de que é necessário considerar um pré-conhecimento, uma concepção de mundo trazida na bagagem do estudante.
         Na filosofia educacional de Paulo Freire, a educação é compartilhada, almejando uma nova perspectiva de futuro. Segundo ele “ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”.
         Percebe-se, assim, que o sujeito se descobre e, a partir de sua vivência social, a função do educador será de contribuir para a ampliação de seu conhecimento de forma sistematizada. A intervenção feita acontece democraticamente, podendo ser percebida como uma troca de aprendizado.
         A prática pedagógica vista com um olhar mais esperançoso, fundamentada na liberdade e no reconhecimento do outro como sujeito/agente vem consolidar a concepção progressista de Paulo Freire, que vê a educação relacionada à sociedade e acredita que sua transformação ocorra a partir da visão crítica construída pelo sujeito. Logo, a prática pedagógica é intencionalmente transcendental à transmissão do conhecimento.
         Caminhar para o conhecimento é também ressignificar a didática escolhida, é decodificar criticamente o mundo em que se vive. Mundo da intersubjetividade onde haverá sempre a discordância de ideias, e é esse o contexto que propicia o crescimento, o aprendizado e o exercício prazeroso do pensar.”

Eis, portanto, mais páginas contendo importantes, incisivas e oportunas abordagens e reflexões que acenam, em meio à maior crise de liderança de nossa história – que é de ética, de moral, de princípios, de valores –, para a imperiosa e urgente necessidade de profundas mudanças em nossas estruturas educacionais, governamentais, jurídicas, políticas, sociais, culturais, econômicas, financeiras e ambientais, de modo a promovermos a inserção do País no concerto das potências mundiais livres, civilizadas, soberanas, democráticas e sustentavelmente desenvolvidas...

Assim, urge ainda a efetiva problematização de questões deveras cruciais como:

     a)     a educação – universal e de qualidade –, desde a educação infantil (0 a 3 anos de idade, em creches; 4 e 5 anos de idade, em pré-escolas) – e mais o imperativo da modernidade de matricularmos nossas crianças de 6 anos de idade na primeira série do ensino fundamental, independentemente do mês de seu nascimento –, até a pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado), como prioridade absoluta de nossas políticas públicas (enfim, 125 anos depois, a República proclama o que esperamos seja verdadeiramente o início de uma revolução educacional, mobilizando de maneira incondicional todas as forças vivas do país, para a realização da nova pátria; a pátria da educação, da ética, da justiça, da civilidade, da democracia, da participação, da sustentabilidade...);

     b)    o combate implacável, sem eufemismos e sem tréguas, aos três dos nossos maiores e mais devastadores inimigos que são: I – a inflação, a exigir permanente, competente e diuturna vigilância, de forma a manter-se em patamares civilizados, ou seja, próximos de zero (segundo dados do Banco Central, a taxa de juros do cartão de crédito atingiu em agosto a estratosférica marca de 350,79% ao ano; e mais, também em agosto, o IPCA acumulado nos últimos doze meses chegou a 9,52%...); II – a corrupção, há séculos, na mais perversa promiscuidade  –  “dinheiro público versus interesses privados” –, como um câncer a se espalhar por todas as esferas da vida nacional, gerando incalculáveis prejuízos e comprometimentos de vária ordem (a propósito, a lúcida observação do procurador chefe da força-tarefa da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol: “A Lava Jato ela trata hoje de um tumor, de um caso específico de corrupção, mas o problema é que o sistema é cancerígeno...” – e que vem mostrando também o seu caráter transnacional;  eis, portanto, que todos os valores que vão sendo apresentados aos borbotões, são apenas simbólicos, pois em nossos 515 anos já se formou um verdadeiro oceano de suborno, propina, fraudes, desvios, malversação, saque, rapina e dilapidação do nosso patrimônio... Então, a corrupção mata, e, assim, é crime...); III – o desperdício, em todas as suas modalidades, também a ocasionar inestimáveis perdas e danos, indubitavelmente irreparáveis (por exemplo, segundo Lucas Massari, no artigo ‘O Desperdício na Logística Brasileira’, a “... Desconfiança das empresas e das famílias é grande. Todos os anos, cerca de R$ 1 trilhão, é desperdiçado no Brasil. Quase nada está imune à perda. Uma lista sem fim de problemas tem levado esses recursos e muito mais. De cada R$ 100 produzidos, quase R$ 25 somem em meio à ineficiência do Estado e do setor privado, a falhas de logística e de infraestrutura, ao excesso de burocracia, ao descaso, à corrupção e à falta de planejamento...”;
c
     c)    a dívida pública brasileira - (interna e externa; federal, estadual, distrital e municipal) –, com projeção para 2015, apenas segundo a proposta do Orçamento Geral da União, de exorbitante e insuportável desembolso de cerca de R$ 1,356 trilhão, a título de juros, encargos, amortização e refinanciamentos (ao menos com esta rubrica, previsão de R$ 868 bilhões), a exigir alguns fundamentos da sabedoria grega:
- pagar, sim, até o último centavo;
- rigorosamente, não pagar com o pão do povo;
- realizar uma IMEDIATA, abrangente, qualificada, independente e eficaz auditoria... (ver também www.auditoriacidada.org.br)
(e ainda a propósito, no artigo Melancolia, Vinicius Torres Freire, diz: “... Não será possível conter a presente degradação econômica sem pelo menos, mínimo do mínimo, controle da ruína das contas do governo: o aumento sem limite da dívida pública...”);

Isto posto, torna-se absolutamente inútil lamentarmos a falta de recursos diante de tão descomunal sangria que dilapida o nosso já combalido dinheiro público, mina a nossa capacidade de investimento e de poupança e, mais grave ainda, afeta a credibilidade de nossas instituições, negligenciando a justiça, a verdade, a honestidade e o amor à pátria, ao lado de abissais desigualdades sociais e regionais e de extremas e sempre crescentes necessidades de ampliação e modernização de setores como: a gestão pública; a infraestrutura (rodovias, ferrovias, hidrovias, portos, aeroportos); a educação; a saúde; o saneamento ambiental (água tratada, esgoto tratado, resíduos sólidos tratados, macrodrenagem urbana, logística reversa); meio ambiente; habitação; mobilidade urbana (trânsito, transporte, acessibilidade); minas e energia; emprego, trabalho e renda; agregação de valor às commodities; sistema financeiro nacional; assistência social; previdência social; segurança alimentar e nutricional; segurança pública; forças armadas; polícia federal; defesa civil; logística; pesquisa e desenvolvimento; ciência, tecnologia e inovação; cultura, esporte e lazer; turismo; comunicações; qualidade (planejamento – estratégico, tático e operacional –, transparência, eficiência, eficácia, efetividade, economicidade – “fazer mais e melhor, com menos” –, criatividade, produtividade, competitividade); entre outros...

São, e bem o sabemos, gigantescos desafios mas que, de maneira alguma, abatem o nosso ânimo e nem arrefecem o nosso entusiasmo e otimismo nesta grande cruzada nacional pela cidadania e qualidade, visando à construção de uma Nação verdadeiramente participativa, justa, ética, educada, civilizada, qualificada, livre, soberana, democrática e desenvolvida, que possa partilhar suas extraordinárias e generosas riquezas, oportunidades e potencialidades com todas as brasileiras e com todos os brasileiros. Ainda mais especialmente no horizonte de investimentos bilionários previstos e que contemplam eventos como a   Olimpíada de 2016; as obras do PAC e os projetos do Pré-Sal, à luz das exigências do século 21, da era da globalização, da internacionalização das organizações, da informação, do conhecimento, da inovação, das novas tecnologias, da sustentabilidade e de um possível e novo mundo da justiça, da liberdade, da paz, da igualdade – e com equidade –, e da fraternidade universal...

Este é o nosso sonho, o nosso amor, a nossa luta, a nossa fé, a nossa esperança... e perseverança!

“VI, OUVI E VIVI: O BRASIL TEM JEITO!”