quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

A CIDADANIA, AS VIRTUDES E A CIVILIDADE

“Muitas são as coisas espantosas, porém nada é mais espantoso que o homem. [...] Ele possui a fala e o pensamento rápido como o vento e todas as demais artimanhas com os quais pode organizar uma cidade. [...] Penetrante até além do que caprichosamente poderíamos sonhar é sua fértil habilidade, tanto para o bem como para o mal. Quando honra as leis de seu país e mantém a justiça que jurou diante dos deuses respeitar, ergue-se orgulhosamente na cidade; mas não tem cidade quem, estupidamente, atola no delito.” (SÓFOCLES, in Antígona).

Mais uma IMPORTANTE contribuição para o nosso trabalho de MOBILIZAÇÃO PARA A CIDADANIA E QUALIDADE vem de artigo publicado no Jornal ESTADO DE MINAS, edição de 22 de janeiro de 2010, Caderno OPINIÃO, página 9, de autoria de VIVINA RIOS BALBINO, Psicóloga e mestre em educação, que merece INTEGRAL transcrição:

“Virtudes civilidade

A crise moral e ética tão disseminada na sociedade contemporânea estaria impulsionando estudos e reflexões? No livro O vestígio e a aura – corpo e consumismo na moral do espetáculo, discutindo aspectos da sociedade contemporânea, especialmente o culto exagerado ao corpo, o psicanalista Jurandir Freire Costa diz: “Seja como for, o carro da história não tem marcha a ré. Querendo ou não, somos todos contemporâneos, e este é o nosso mundo. A futilidade, a ganância e a violência só conseguiram, até hoje, empolgar os tolos, os medíocres e os arrogantes. E, na maioria dos casos e dos fatos, sempre fomos mais que isso”. Sem dúvida tem havido supervalorização da aparência, modismos fúteis, culto exagerado ao prazer, liberdade excessiva e a famosa lei de levar vantagem em tudo, mesmo que isso viole os direitos dos outros. Uma sociedade sem normas, onde pode-se tudo? Percebemos uma tendência mundial de expressar descontentamento e repúdio a essa realidade social atual tão perversa e que gera tantas violações de direitos. Observamos esse fato na literatura, no cinema, em alguns estudos do comportamento e em alguns setores organizados da sociedade civil.

Virtudes e civilidade podem contribuir para evitar e resolver conflitos trazendo melhoria na nossa qualidade de vida? Piero Massimo Forni, especialista em civilidade pela Universidade Johns Hopkins, afirma que “se melhorarmos a nossa capacidade de nos relacionar, teremos menos brigas, estresse e, consequentemente, menos processos e pessoas doentes”. Calculou até o custo da falta de civilidade nos Estados Unidos, país com democracia plena: US$ 30 bilhões por ano. Quanto custaria aqui no Brasil a falta de civilidade? Um desafio para pesquisadores da área. Vejo consonância desse desafio com proposta minha de reeducar para os direitos humanos. Civilidade, ética, moral, altruísmo, honradez, integridade estão em consonância com o cumprimentos dos direitos humanos.

Não resta dúvida de que as virtudes, tão subestimadas, criticadas e vistas como “caretas” na atual sociedade, podem contribuir para melhorar as relações humanas. Ser honrado, íntegro, digno e contra as violações não seria nossa obrigação como cidadão? Criticamos veementemente vícios e imoralidades em autoridades, políticos, líderes, mas é difícil fazer autocrítica. Infelizmente, muitas pessoas estão tão embevecidas com os modismos perniciosos da sociedade, com a visão de levar vantagem em tudo, que esses vícios têm se tornado hábito e até dificultado o convívio com pessoa correta, digna, coerente e eticamente comprometida, percebida como chata, destoante social. A preocupação com a coletividade, o compromisso social de cada um para melhorar o mundo é visto com ceticismo e crítica. Ser exemplo e referência de boa conduta é o começo dessa importante mudança até para cobrarmos do Estado políticas públicas efetivas nessa área.

Numa sociedade que prioriza o consumismo, a aparência, o prazer fácil e descompromissado, a fragilidade do caráter, a banalização do viver e o mau exemplo, que tal dar uma trégua a esse automatismo comportamental social e cultivar as virtudes? Conscientizar na família, na escola e na mídia para a construção de relacionamentos pessoais e sociais baseados nas virtudes e na civilidade: honradez, integridade, honestidade, humildade, decoro e altruísmo – cultivar a essência humana desde a infância para a construção de um mundo de paz e de efetivo cumprimento dos direitos humanos. Sejamos um exemplo material dessa importante mudança e teremos, com certeza, um mundo melhor e menos perverso – mais virtudes e mais civilidade, sempre!”

Eis, pois, mais páginas que nos MOTIVAM e nos FORTALECEM, com o mesmo ENTUSIASMO, a mesma ALEGRIA, a mesma DETERMINAÇÃO, nessa grande CRUZADA NACIONAL pela CIDADANIA e QUALIDADE, visando a construção de uma NAÇÃO verdadeiramente JUSTA, ÉTICA, LIVRE, DESENVOLVIDA e SOLIDÁRIA, que promova a PARTILHA das imensas CONQUISTAS da CIVILIZAÇÃO CONTEMPORÂNEA e das EXTRAORDINÁRIAS RIQUEZAS do PAÍS com TODOS os BRASILEIROS e com TODAS as BRASILEIRAS...

Este é o nosso SONHO, a nossa LUTA, FÉ e ESPERANÇA!...

O BRASIL TEM JEITO!...

3 comentários:

Doutrina Cristã disse...

Ola Mario.

Parabens pelo dom recebido do nosso Deus.
Vá a luta

estou seguindo seu blog - visite-nos

Anônimo disse...

A família é ainda e será sempre a base de nossa sociedade. Por mais que tentem destruir a imagem da família, os nossos valores éticos e morais vem de dentro de casa. O mundo consumista e capitalista ao extremo tenta distorcer a idéia de família e trocar os valores dando peso exagero ao fútil e tentando tornar "ultrapassado" os valores reais, mas ainda sim creio na força de um lar e nas mudanças que podem ocorrer no mundo quando se tem uma família com a qual contar.

Anônimo disse...

estive no hospital e percebi o desrespeito para com o ser humano ,um andarilho se encontrava jogado a porta do hospital de IBIRITÉ.QUE DESCASO.onde esta o valor pelo ser humano. A VALORIZAÇÃO DO SER HUMANO ESTA EM RISCO. TAMANHA FOI E E´MINHA INDIGNAÇÃO PELO DESCASO DO PODER PUBLICO AOS MENOS FAVORECIDOS
PROPAGANDAS DE GRANDES OBRAS SÃO DIVULGADAS MAS NA HORA VEMOS QUE O LADO HUMANO FICA EM SEGUNDO LUGAR .UMA OBRA TEM VALOR QUANDO ATINGE DE FORMA RESPEITOSA O SER HUMANO,QUE SEJA VALORIZADO E RECONHECIDO QUE É PARA ELE E POR ELE QUE SE DEVA REFLETIR O EXITO DE UMA OBRA.
que DEUS O ABENÇOE NESTE TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO E REFLEXÃO SOBRE O BRASIL TREM JEITO. TAMBÉM ACREDITO NISTO.SUCESSO.