segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A CIDADANIA E A ESPERA DE UMA PROPOSTA

“10. UMA NOVA FORMAÇÃO POLÍTICA

Eis o significado da nova formação política que se propõe aqui, da qual poderão participar todos aqueles que, com os pressupostos acima, estejam dispostos a compartilhar dessa forma inovadora de fazer política, trabalhando em prol da construção de uma nova alternativa, consistente e viável, para o Brasil.”
(in UMA NOVA FORMAÇÃO POLÍTICA NO BRASIL. – Brasília – RJ: Instituto de Política, 1998).

Mais uma IMPORTANTE e OPORTUNA contribuição para o nosso trabalho de MOBILIZAÇÃO PARA A CIDADANIA E QUALIDADE vem de artigo publicado no Jornal ESTADO DE MINAS, edição de 11 de dezembro de 2009, Caderno OPINIÃO, página 7, de autoria de HAROLDO VINAGRE BRASIL, Engenheiro e professor universitário, que merece INTEGRAL transcrição:

“À espera de uma proposta

O que se espera de um candidato à Presidência da República a ser eleito em 2010? Com a deterioração institucional vigente, que se espalha celeremente no organismo político, em seus três poderes, tal e qual a peste negra na Idade Média, ainda assim, está fácil de responder. Na realidade queremos dele uma utopia, que é uma aposta e um programa que é uma proposta indicando os rumos que seguirá na direção dessa utopia, que ele sabe só será alcançada parcialmente. Utopia é uma metáfora do futuro. Idealização de um porvir melhor, em contraste com o presente insatisfatório. Significa um lugar nenhum. Sir Thomas Morus a justificou dizendo: “Aspiro sempre mais do que espero”. Um programa é um roteiro de ação que tem como pré-requisitos terminar os empreendimentos e as iniciativas válidas, iniciadas pela administração anterior, incorporando por sua vez as promessas feitas da campanha pelo postulante ao cargo.

A utopia, desafio para o próximo governo, seria implantar uma constituinte para realizar ampla reforma política, indispensável para reduzir a corrupção. Isso porque de meu ponto de vista seria impossível fazer essa reforma por meio do Congresso Nacional. Isso obviamente porque o corpo político, por seu espírito corporativo, já provou que é incapaz de fazê-lo e, considerando que mantido o status quo atual, o presidente da República a ser eleito no ano que vem estará de mãos amarradas nas suas relações com o Legislativo. Terá que barganhar propinas para aprovar os seus projetos, em particular o Orçamento anual, contaminado pelas emendas destinadas aos deputados e senadores, previamente mancomunados com os empresários, os prefeitos e os lobistas. É o círculo viciado e vicioso da corrupção endêmica, que, mesmo não se querendo ver e reconhecer, as imagens estão aí para provar, pois resumem o equivalente a 10 mil palavras em cada uma delas.

Muitos pasmos com a generalização da corrupção na sociedade, apesar da sua vulnerabilidade às tecnologias de detecção existentes. No entanto, os poderosos anestesiam o povo fazendo de conta que, por ser geral, a roubalheira é necessária e inevitável para o exercício da política, da Justiça e a gestão de empresas. Isso explica por que os corruptos não se dão sequer ao trabalho de esconder seus malfeitos da detecção eletrônica.

Como dizem certos políticos à boca solta, se todos fazem, todos estamos legitimados em nossa, ações espertas, para dizer o mínimo do mínimo. O fato de políticos reconhecidamente corruptos com os dois últimos governadores do Distrito Federal, para citar os mais recentes, serem eleitos e reeleitos mostra que no seu julgamento o povo, muitas vezes, põe entre parênteses essa questão da honestidade, julgando-a galardão desnecessário para o exercício da cidadania. Mas, para amenizar esta declaração, cumpre reconhecer que os partidos políticos, muitas vezes, ao homologar em suas convenções candidatos com currículos inaceitáveis, dão um xeque-mate nos eleitores.

Fica provada a necessidade de uma constituinte específica para realizar a reforma política, como um remédio necessário e urgente, se desejamos que o organismo institucional não continue a gangrenar, levando rapidamente à morte da democracia, que reconquistamos, ainda que formalmente, a duras penas. Essa utopia poderia se transformar em realidade sob a liderança firme do novo presidente da República, que deveria desde o início de seu mandato incendiar o povo nessa direção.”

Vimos, pois, a EXTREMA e URGENTE necessidade de uma grande CRUZADA NACIONAL que possa INCENDIAR o POVO na direção de UMA AGENDA que propicie a TRANSFORMAÇÃO do PAÍS numa NAÇÃO verdadeiramente JUSTA, ÉTICA, ÍNTEGRA, LIVRE, DESENVOLVIDA e SOLIDÁRIA, que UTILIZE as PODEROSAS ferramentas do SÉCULO XXI como as NOVAS TECNOLOGIAS, a INFORMAÇÃO e o CONHECIMENTO na PARTILHA de nossas IMENSAS RIQUEZAS – NATURAIS, CULTURAIS, ECONÔMICAS, aí as originadas do PRÉ-SAL, que POSSAM efetivamente BENEFICIAR diretamente TODOS os BRASILEIROS e TODAS as BRASILEIRAS...

Eis a nossa UTOPIA, o nosso SONHO, a nossa LUTA, a nossa FÉ, a nossa Esperança...

O BRASIL TEM JEITO!...

Um comentário:

JU disse...

"os poderosos anestesiam o povo fazendo de conta que, por ser geral, a roubalheira é necessária e inevitável para o exercício da política, da Justiça e a gestão de empresas." Duro ler isto e ver que bate direto com a nossa realidade política. Políticos corruptos lançam a fala entre o povo que a repete como verdade suprema em uma país onde ainda cesta básica, cobertores, presentes nos dias das mães e no natal compram votos, consultas médicas e remédios. O pior as ações acontecem encoberta pela falso manto da "solidariedade" e no "trabalho social", aos olhos vistos de todos, inclusive da justiça que se mantém totalmente cega, surda, muda e inerte diante das denúncias, se movemndo apenas quando a mídia assume o papel do cidadão e estampa em suas manchetes os escandalos. O que não vai para a mídia fica encoberto pelo poder dos políticos que se vestem em capa de cordeiro para manter a imagem de "bom" e enquanto isto, continuamos escrevendo com lama a nossa história.