sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

A CIDADANIA E O CERCO À CORRUPÇÃO

“No meio do barulho e da agitação, caminhe tranqüilo, pensando na paz que você pode encontrar no silêncio.
Procure viver em harmonia com as pessoas que estão ao seu redor, sem abrir mão de sua dignidade.
Fale a sua verdade, clara e mansamente, Escute a verdade dos outros, pois eles também têm a sua própria história.
Evite pessoas agitadas e agressivas, elas afligem o nosso espírito.
Não se compare aos demais, olhando as pessoas como superiores ou inferiores a você: isso o tornaria superficial e amargo.
Viva intensamente os seus ideais e o que você já conseguiu realizar. Mantenha o interesse no seu trabalho, por mais humilde que seja: ele é um verdadeiro tesouro na contínua mudança dos tempos.
Seja prudente em tudo o que fizer, porque o mundo está cheio de armadilhas. Mas não fique cego para o bem que sempre existe.
Há muita gente lutando por nobres causas.
Em toda a parte, a vida está cheia de heroísmo.
Seja você mesmo.
Sobretudo não simule afeição e não transforme o amor numa brincadeira, pois no meio de tanta aridez, ele é perene como a relva.
Aceite com carinho o conselho dos mais velhos e seja compreensivo com os impulsos inovadores da juventude.
Cultive força do espírito e você estará preparado para enfrentar as surpresas da sorte adversa.
Não se desespere com os perigos imaginários: muitos temores tem sua origem no cansaço e na solidão.
Ao lado de uma sadia disciplina, conserve, para consigo mesmo, uma imensa bondade.
Você é filho do universo, irmão das estrelas e árvores, você merece estar aqui.
E mesmo se você não pode perceber, a terra e o universo vão cumprindo o seu destino.
Procure, pois, estar em paz com Deus, seja qual for o nome que você lhe der.
No meio de seus trabalhos, e aspirações, na fatigante jornada pela vida, conserve, no mais profundo do ser, a harmonia e a paz.
Acima de toda mesquinhez, falsidade e desengano, o mundo ainda é bonito.
Caminhe com cuidado, faça tudo para ser feliz e partilhe com os outros a sua felicidade.”
(Texto encontrado em Baltimore, na antiga Igreja Saint Paul, em 1962).

Mais uma IMPORTANTE contribuição para o nosso trabalho de MOBILIZAÇÃO PARA A CIDADANIA E QUALIDADE vem de Editorial do Jornal ESTADO DE MINAS, edição de 27 de agosto de 2006, Caderno OPINIÃO, página 18, que merece INTEGRAL transcrição:

"Cerco à corrupção

Qualquer cidadão, quando pleiteia um emprego na iniciativa privada ou presta concurso público para seguir alguma carreira, passa por um crivo rigoroso de testes e conhecimento, e tem, depois de assumir o serviço, de justificar o que ganha e o que faz. Por que então detentores de cargos eletivos não têm a mesma obrigação, como empregados do povo que são? Por que não precisam apresentar resultados e metas a atingir? Sem uma reforma política severa, deputados (estaduais e federais) e senadores vão continuar isentos de prestar contas ao eleitor, mas, em contrapartida, mensalmente, recebem religiosamente os seus salários. Para agravar a situação, muitos enveredam-se pelas trilhas da corrupção, como se vê hoje no país.

O quadro é tão grave que o Banco Mundial (Bird), que há anos vem estudando o fenômeno, identificando suas causas e avaliando suas conseqüências, divulgou um documento em que anuncia restrição de créditos para governos envolvidos com casos de corrupção. O estudo será submetido aos 184 países que fazem parte da instituição na reunião de setembro em Cingapura, na Ásia. O Bird chegou à conclusão de que serão sempre insuficientes os esforços multilaterais para a ajuda aos países enquanto os recursos correrem o risco de ser consumidos nos meandros de estruturas corruptas e corruptoras.

A influência do Banco Mundial pode pesar na pressão para se instaurar processos de investigação e de punição adequados aos crimes cometidos. Há anos, a ONG de origem alemã Transparência Internacional se preocupa com a questão, monitorando a corrupção em diversos países e editando um índice de percepção da prática. O Bird, na condição de instrumento multilateral, tem todas as ferramentas para ajudar os países a extirparem os aproveitadores que, ao pilharem os contribuintes e ao fragilizar a confiança nas instituições, são agentes permanentes do atraso. Pode impor condicionamento dos créditos ao grau de risco de corrupção apresentado pelos pretendentes e ainda um vasto projeto de presença nos países, para garantir a governabilidade e a efetiva luta contra a corrupção.

Os recentes escândalos brasileiros podem levar erroneamente à conclusão de que a corrupção é fenômeno predominantemente nacional ou restrito ao poder público. Trata-se de uma doença global, que se expande quase sempre impune, especialmente nos países de instituições mais frágeis e onde a democracia, a liberdade de imprensa, a ética pública e a responsabilidade política não estão consolidadas. A iniciativa do Bird merece adesão irrestrita do Brasil e de outras nações contaminadas pela prática. O objetivo é instaurar nos governos e na sociedade civil a prevalência dos valores universais e implantar processos de governabilidade eficientes e de uso adequado dos recursos públicos. Têm toda razão os eleitores que expressam desejo de ver seus eleitos prestando contas do trabalho confiado a eles e cumprindo metas preestabelecidas e anunciadas durante as campanhas eleitorais, sem o que o é estelionato à confiança de quem os elegeu.”

Entre outros enfoques igualmente IMPORTANTES, merece DESTAQUE: “... Os recentes escândalos brasileiros...”, em se tratando de matéria publicada há quase TRÊS ANOS e MEIO... Urge, pois, uma grande CRUZADA NACIONAL para a CONGREGAÇÃO de TODAS as FORÇAS VIVAS da nossa SOCIEDADE para a implantação DEFINITIVA da CULTURA da DISCIPLINA, da PARCIMÔNIA, do AMOR à PÁTRIA, do RESPEITO MÚTUO e, sobretudo, da ÉTICA em TODAS as nossas RELAÇÕES e, dessa maneira, construirmos um PAÍS verdadeiramente JUSTO, LIVRE, DESENVOLVIDO e SOLIDÁRIO, que possa então PARTILHAR suas EXTRAORDINÁRIAS RIQUEZAS com TODOS os BRASILEIROS e com TODAS as BRASILEIRAS...

O BRASIL TEM JEITO!... É o nosso SONHO, a nossa FÉ e a nossa ESPERANÇA...

Um comentário:

Anônimo disse...

"Têm toda razão os eleitores que expressam desejo de ver seus eleitos prestando contas do trabalho confiado a eles e cumprindo metas preestabelecidas e anunciadas durante as campanhas eleitorais, sem o que o é estelionato à confiança de quem os elegeu.”
Um artigo de 2006. Depois tivemos a eleição de 2008, que tem diversos processos de uso da máquina pública em prol dos candidatos engavetados na justiça. Vemos em ambito nacional, até obras inacabadas sendo inagauradas para dar visibilidade a "pre-candidata". E assim vai. E a cada dia somos bombardeado com as denúncias de corrupção e da "roubalheira" que se instalou nos governos aliados as empresas privadas que prestam serviços aos poder público. Triste, lamentável quadro que nos deixa com um gosto amargo na boca e frustados ao pensar que vivemos em um país onde é dificil confiar em um político e que temos entre os detentores de cargos hoje pouquíssimos nomes que se enquadram em uma lista ética, integra e honesta. Mas temos que crer que no valor de nosso voto está o poder de mudar e de fazer a diferença e conseguir sair da lama para ver instalada em nosso país uma democracia baseada na ética e no valor do ser humano.