terça-feira, 29 de dezembro de 2009

A CIDADANIA E O CATACLISMO INSTITUCIONAL

“O que a ecologia fez? Derrubou as cercas, derrubou as soberanias. Não tem nada disso que resista à poluição. E a poluição não é só fumaça; não é só agrotóxico... A poluição é a pobreza, é a miséria, é a doença, é o analfabetismo. Isso pula por cima da cerca.”
(HUGO WERNECK, 1996).

Mais uma IMPORTANTE vem de artigo publicado no Jornal ESTADO DE MINAS, Caderno OPINIÃO, de autoria de CID CARVALHO, Membro efetivo do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, como representante do Instituto dos Advogados do Brasil - Seção de Minas Gerais, em recorte já amarelecido pelo tempo e data ilegível, que merece INTEGRAL transcrição:

“Cataclismo institucional

Avizinha-se uma catástrofe inevitável nessa atmosfera conturbada pela falta de hombridade e sensatez de alguns dos detentores do poder político. A degradação moral e a corrupção desenfreada transformaram o País num lamaçal de indignidades, não só aviltando a economia, como também retirando todas e quaisquer perspectivas alvissareiras aos jovens que procuram o mercado de trabalho, além de extorquir da Nação sua credibilidade internacional.

A história do País nunca registrou tantos abusos e tamanha irresponsabilidade na condução da coisa pública. Há um niilismo avassalador que nega todos os valores morais, jurídicos e religiosos. A moralidade é, para os homens, tão importante quanto a inteligência na composição do caráter. O homem mais inteligente e mais ilustrado tem melhores condições para se tornar melhor, embora nem sempre o seja.
Ao contrário, os ignaros e néscios, que apenas conseguem ostentar e exaltar o próprio obscurantismo, jamais poderão se transformar em seres humanisticamente bons. A virtude é inconcebível no imbecil, e o engenho e arte são infecundos nos despudorados. Cícero, há quase dois milênios, já asseverava: “Quanto mais fino e culto é um homem, tanto mais repulsivo e suspeito ele se torna, quando perde a sua reputação de honradez e honorabilidade”.

A nação está tão humilhada, injuriada, ultrajada e afrontada, que muitos anos vão decorrer, ainda, para que ela possa, algum dia, tentar recuperar-se desse trauma, desse escárnio, dessa libertinagem, provocados por uma súcia supercarente de competência e probidade.

Os valores morais representam o mundo do “dever ser”, a idealidade das normas de conduta que vão sublimar os atos e obras de quem aspira qualificar-se como pessoa. Por essa razão, o primado da moral implica a idéia de cultura, entendida como processo intersubjetivo de objetivação dos valores. O mundo da cultura traduz-se como o da idealidade de intencionalidades positivadas. É o mundo do “bem” e este, segundo Platão, é o esplendor do verdadeiro.

Entre a “cultura humanística” e a “cultura científica”, ambas vinculadas ao “bem”, muitos preferem a primeira. Eis o que afirma Albert Einstein: “A humanidade tem todas as razões para colocar os proclamadores de altos padrões e valores morais acima dos descobridores da verdade objetiva. O que a humanidade deve a personalidades como Buda, Moisés e Jesus está acima de todas as conquistas da mente inquiridora e construtiva”. Noutra oportunidade, dirigindo-se aos estudantes, ele assevera: “Nunca considerem seus estudos como um dever, mas como a invejável oportunidade de aprenderem a conhecer a influência libertadora da beleza no reino do espírito, para sua própria alegria pessoal e para benefício da comunidade a que pertencerá o trabalho posterior de vocês”.”

Muito embora a página acima esteja AMARELECIDA pelo tempo, a ATUALIDADE de sua SEVERA advertência muito nos FORTALECE na grande CRUZADA NACIONAL com vistas às TRANSFORMAÇÕES exigidas pelo TERCEIRO MILÊNIO, num mundo GLOBALIZADO, FASCINANTE e BELO, que NOS impulsiona rumo à construção de um PAÍS verdadeiramente JUSTO, ÉTICO, LIVRE, SUSTENTVELMENTE DESENVOLVIDO e SOLIDÁRIO, com suas RIQUEZAS IMENSAS efetivamente PARTILHADAS com TODOS os BRASILEIROS e com TODAS as BRASILEIRAS, ainda mais tendo em vista a COPA DO MUNDO de 2014 e a OLIMPÍADA de 2016 e a FÉ e ESPERANÇA de termos a PÁTRIA no pódio...

O BRASIL TEM JEITO!...

Um comentário:

JU disse...

Se a página do artigo estava amarelada, temos certeza de que muito tempo se passou para que a ação da natureza intervisse na constituição do papel. Pena que o mesmo tempo não agiu em favor da moralidade, da ética e da responsabilidade social e economica de nossos políticos. E a nossa política como este pedaço de jornal está amrelada, mas pela lama e a vergonha que impera em nosso país, onde infelizmente podemos contar com facilidade os políticos integros que ocupam as cadeiras em nossas prefeituras, assembléias e câmaras. Que a chuva que está lavando as enconstas possa lavar também de nosso cenário polício estes maus políticos que fazem com que críticas escritas a tanto tempo permaneçam atuais diante do caos em que vivemos. estamos em 2010 e temos pouco tempo para aprender com a natureza a dar resposta as agressões e ao descaso com que somos tratados como cidadãos. Não vamos destruir no sentido de "vandalismo", mas no sentido de de tirar de nossas cadeiras políticas aqueles que se esquecem de que se estão no poder é para cuidar das coisas públicas como se cuida de um ente querido e não para fazer do povo escravo da corrupção e do "coronelismo".