quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

A CIDADANIA NO COMBATE À PUTREFAÇÃO MORAL

“Os fins e os ideais que nos movem engendram-se a partir da imaginação. Mas não são feitos de substâncias imaginárias. Formam-se com a dura substância do mundo da experiência física e social.”
(JOHN DEWEY, in Uma fé comum).

Mais uma IMPORTANTE, e que se faz ainda OPORTUNA mesmo com quase DUAS DÉCADAS, contribuição para o nosso trabalho de MOBILIZAÇÃO PARA A CIDADANIA E QUALIDADE vem de artigo publicado no Jornal ESTADO DE MINAS, edição de 9 de junho de 1991, Primeiro Caderno, página 2, de autoria de CID CARVALHO, Diretor do Departamento de Direitos Humanos do Instituto dos Advogados de Minas Gerais, que merece INTEGRAL transcrição:

“Putrefação moral

A imprensa, o rádio e a televisão têm noticiado com riqueza de detalhes as falcatruas cometidas pela súcia de marginais que infestam os setores de maior importância não só da vida pública, como o da magistratura, do ministério público e da polícia judiciária, em geral, mas também, em particular, os que militam da atividade privada como é caso dos profissionais liberais.

Tanto o narcotráfico, quanto os seqüestros e o estelionato estão todos na ordem do dia. No antigo Inamps é onde ocorrem as maiores fraudes e em razão do descaso das autoridades e da falta de pudor de alguns dos integrantes das instituições públicas, o povo já se encontra traumatizado.

Um juiz da Baixada Fluminense declarou pela televisão que realmente achava superexagerado o valor da indenização, mas que, no entanto, os procuradores da Previdência Social asseguravam-lhe, quando questionados, que a soma exorbitante do “quantum” era perfeitamente legal em razão dos preceitos jurídicos em que se fundamentavam os cálculos. Num dos cálculos, considerado proporcionalmente, o resultado da soma de um mais . um era igual a doze mil seiscentos. Mesmo assim, o juiz julgou correta a liquidação, homologando o cálculo respectivo e, ao mesmo tempo, autorizou o levantamento da importância, de valor igual a quatrocentos e trinta milhões de cruzeiros, por uma advogada que não tinha procuração nos autos. Portanto, era desprovida de poderes para efetuar o referido levantamento.

Apesar de solicitada, a prisão preventiva do juiz foi negada, exceto de seis profissionais liberais que compunham a gang de marginais. O que está ocorrendo neste País, sob o aspecto moral, é uma calamidade, é uma vergonha. Há que haver uma transformação revolucionária como única forma de salvação nacional. A Nação já se encontra à beira do precipício, do despenhadeiro. É necessário que haja pudor, coragem, determinação, devoção pelo interesse público, ou seja, civismo e patriotismo. É chegada a hora de dar um basta àqueles que enxovalham esta Nação com a hedionda sordidez de suas indgnidades.

Nunca o Brasil atingiu uma situação tão desesperadora como a de agora. Há que se fazer uma limpeza em todos os setores da vida pública e, também, da vida privada deste País. As autoridades, com raríssimas exceções, estão falidas e mergulhadas no pantanal da corrupção. É necessário antecipar-se à eclosão de uma guerra civil que já se esboça sob a forma incontrolável da desobediência civil. São as greves políticas, as invasões, os seqüestros, o narcotráfico, os pivetes, as fraudes, o contrabando e a prostituição moral.

Os exemplos mais gritantes de que esta Nação agoniza nos estertores da morte. Os homens responsáveis deveriam conscientizar-se de que a Nação está sendo conduzida para o lamaçal da corrupção e da libertinagem. A falência moral das autoridades é fato consumado. É chegado o momento em que o amor à Pátria seja o símbolo de união para que se concretize a salvação nacional.

O homem útil, ou seja, prenhe de excelsas virtudes, desconhece o peso a existência e o pavor da hora derradeira, já que na vida terrena teve uma conduta ilibada, transformando o seu comportamento exemplar num modelo de dignidade, as quais necessariamente representam um patrimônio inestimável que será legado a toda a posteridade.”

Eis, pois, um quadro de QUASE DUAS DÉCADAS que vai atingindo as raias do INTOLERÁVEL, do INSUPORTÁVEL, que CONCLAMA a uma grande CRUZADA NACIONAL pela CIDADANIA e QUALIDADE, pelo CIVISMO, pelo AMOR À PÁTRIA, pela implantação DEFINITIVA em nosso PAÍS da CULTURA da DISCIPLINA, da PARCIMÔNIA, do RESPEITO MÚTUO, da INTEGRIDADE quer INDIVIDUAL quer SOCIAL e, sobretudo, da ÉTICA em TODAS as nossas RELAÇÕES.

Assim, estarão lançados os ALICERCES da construção de um BRASIL verdadeiramente JUSTO, LIVRE, DESENVOLVIDO e SOLIDÁRIO, que possa PARTILHAR suas RIQUEZAS EXTRAORDINÁRIAS com TODOS os BRASILEIROS e com TODAS as BRASILEIRAS...

É o nosso SONHO, a nossa FÉ, a nossa LUTA: O BRASIL TEM JEITO!...

Um comentário:

Ju disse...

"Nunca o Brasil atingiu uma situação tão desesperadora como a de agora. Há que se fazer uma limpeza em todos os setores da vida pública e, também, da vida privada deste País. As autoridades, com raríssimas exceções, estão falidas e mergulhadas no pantanal da corrupção." Torna-se quase dificil comentar algo depois de ler este trecho que descreve o lastimável cenário que se instalou em nosso país. Raros os políticos que podemos citar como íntegro e que não estão mergulhados no mar de lama. Prefeitos, deputados, senadores enfim, é bater em um para atingir o outro. Luz no fim do túnel existe mas está fraca e distante. Vemos agora as mobilizações para concorrer a presidência... Deus nos salve das negociações que virão ou será negociatas??? A máquina pública vem sendo usada sem qualquer constrangimento para lançar os pré-candidatos, parece que nem existe lei que regulamenta o período eleitoral. A justiça não conseguiu ainda nem resolver os casos da última eleição e processos continuam engavetados... e os eleitos gozando do poder que o cargo lhes dá...é Brasil, meu Brasil brasileiro...quando iremos cantar esta música com alegria no coração?????