sexta-feira, 23 de julho de 2010

A CIDADANIA E A LUTA POR UMA PAIXÃO MAIOR


“Por uma paixão maior

Sem dúvida, as grandes paixões brasileiras são o futebol, carnaval, sexo e bebida. Vivemos há pouco a busca pelo hexacampeonato mundial. Uma mobilização nacional e um patriotismo muito salutar para uma nação. Orgulho de ser brasileiro. [...]

[...] Que os brasileiros tenham orgulho também de outras conquistas nacionais e que o país seja conhecido lá fora, além das mencionadas paixões; que o estrangeiro venha conhecer o país pelas belezas naturais, pela educação e bons índices de qualidade de vida do nosso povo e pelo respeito aos direitos humanos e não pelo abominável turismo sexual, que tanto fere a nossa imagem.

Felizmente, cria-se, no Brasil, a consciência do comportamento ético, respeito e correção de conduta. Ser correto é importante. Um movimento nacional contra a corrupção na política resultou na aprovação recente do Projeto Ficha Limpa, que exige conduta correta dos parlamentares. Um grande progresso. Que ela seja amplamente debatida nas escolas e na mídia, para formar uma consciência de cidadão ficha-limpa. Ser correto é ser contra a corrupção.

O Brasil já se projeta no cenário mundial como país emergente, com alto crescimento da economia, democracia sólida, boas melhorias no desenvolvimento humano e diplomacia competente, sendo coadjuvante nas negociações e acordos internacionais pela paz mundial. Aprimorar a eficiência das políticas públicas sociais, controle do gasto público e o respeito aos direitos humanos no Brasil deveria ser a nossa paixão maior!”
(VIVINA DO C. RIOS BALBINO, Psicóloga, mestre em educação, professora universitária, escritora, em artigo publicado no Jornal ESTADO DE MINAS, edição de 21 de julho de 2010, Caderno OPINIÃO, página 11).

Mais uma IMPORTANTE e também OPORTUNA contribuição para o nosso trabalho de MOBILIZAÇÃO PARA A CIDADANIA E QUALIDADE vem de artigo publicado no mesmo veículo, mesma edição, porém no Caderno CULTURA, página 10, de autoria de FERNANDO BRANT, que merece INTEGRAL transcrição:

“Respeitem o livrinho

Vinte e quatro anos depois do golpe militar e político que nos afundou em uma ditadura, restabelecido o poder civil, os brasileiros se concentraram na elaboração de uma nova Constituição, democrática, para o país. Era o ano de 1988 e todos tiveram oportunidade de sugerir, opinar, ter sua voz ouvida. O clima de liberdade que se sentia no ar das cidades se refletiu em Brasília.

A memória do autoritarismo recente, ferida que ainda não cicatrizara, fez com que se cuidasse com muito carinho e atenção dos direitos e deveres individuais e coletivos. Os direitos humanos passaram a ser a ideia chave a comandar os trabalhos constituintes.

A lembrança dos curtos e violentos artigos dos atos institucionais dos tempos ditatoriais, e a visão de que era necessário prever tudo, nos levou a uma Constituição extensa, que trata de assuntos que poderiam ser resolvidos pela legislação comum. A Constituição cidadã, proclamada por Ulysses Guimarães, significou o anúncio de novos tempos e esperanças.

O sonho foi maior do que a realidade, mas, livre, o Brasil melhorou muito. Gosto especialmente do artigo 5º, que trata dos direitos e garantias individuais dos cidadãos. É o que nos garante a vida, a liberdade, a igualdade, a segurança e a propriedade. E que não pode ser modificado, considerado que é cláusula pétrea. Intocável, imexível, inalterável.

As pessoas, em geral, não atentam para a importância desses textos para a nossa existência cotidiana. São a expressão de conquistas da humanidade, do ser humano contra todo tipo de opressão. O respeito ao livrinho significa a concordância de todos com os princípios que devem imperar na nossa conivência em sociedade. A Constituição é a bíblia do cidadão e tem, para protegê-la, o Supremo Tribunal Federal (STF). Rezo nessa escritura sagrada.

Incomoda-me uma onda que percorre a América Latina, acionada pelos poderosos de vários países. Com a intenção de se perpetuar no comando de seus povos, propõem plebiscitos e “otras cositas más” para mudar as regras nacionais de acordo com suas conveniências.

Aqui no Brasil isso não tem prosperado, apesar de surgirem sempre opiniões sobre miniconstituintes a serem feitas por maioria simples. Incomoda aos falsos democratas a necessidade de se juntar três quintos dos votos na Câmara e no Senado, em dois turnos, para aprovação de qualquer mudança no que foi estabelecido em 1988, no momento em que se saía do autoritarismo em busca da justiça e da liberdade.

Agora mesmo, fato horroroso para o Legislativo brasileiro, aprovou-se uma série de emendas constitucionais por votação simbólica, ou melhor, sem voto, sem o quórum necessário. Se o Legislativo faz isso e o Executivo, por seu lado, ameaça não respeitar as cláusulas imutáveis do livrinho, precisamos ficar atentos, prontos para combater esse desrespeito junto ao STF.”

São, pois, páginas LÚCIDAS e PERTINENTES como essas que nos MOTIVAM e nos FORTALECEM nesta grande CRUZADA NACIONAL pela CIDADANIA E QUALIDADE, visando a construção de uma NAÇÃO verdadeiramente JUSTA, ÉTICA, EDUCADA, LIVRE, CIVILIZADA, DESENVOLVIDA e SOLIDÁRIA que permita a PARTILHA de suas EXTRAORDINÁRIAS RIQUEZAS e POTENCIALIDADES com TODOS os BRASILEIROS e com TODAS as BRASILEIRAS, especialmente no horizonte de INVESTIMENTOS BILIONÁRIOS previstos para eventos como a COPA DO MUNDO DE 2014, a OLIMPÍADA DE 2016 e os projetos do PRÉ-SAL, segundo as exigências da MODERNIDADE e de um mundo da CULTURA da PAZ, da DISCIPLINA, da PARCIMÔNIA, do RESPEITO MÚTUO e da FRATERNIDADE UNIVERSAL...

Este é o nosso SONHO, o nosso AMOR, a nossa LUTA, a nossa FÉ e a nossa ESPERAN ÇA!...

O BRASIL TEM JEITO!...

Nenhum comentário: