segunda-feira, 12 de março de 2012

A CIDADANIA, A SERENIDADE E A DIGNIDADE DA MULHER

“Reflexões sobre a serenidade

Dois mil e doze, ano novo (mas segundo a tradição maia pode ser o último, pois temos data o fim – 21/12/2012), pode igualmente ser sinônimo de reinventar-se, reconstituir-se, reconstruir-se, inovar, remodelar!

O novo, mais que uma data, é apenas o símbolo das imensas oportunidades que, a cada instante, o universo generosamente nos doa, constantemente, para que possamos plantar novas idéias, boas ações, projetar metas e sonhos!

Sim, a grande notícia da década, do século, do milênio: somos mutáveis, transformáveis, capazes de evoluir, mudar. Mas aí o desafio; podemos usar o presente e o futuro para transmutar em direção ao melhor ou pior! Pois cada um é o diretor do seu livro.

Leio “livros” a cada dia e assisto todas as horas – no exercício de minha profissão – “filmes” de pacientes, amigos, pessoas que passam pela minha vida, de estilos variados, ora tragédias intermináveis, dramas novelescos, até romances lindos, aventuras de tirar o fôlego. Há também enredos “sem sal”, histórias chatas de gente reclamadora e infeliz. Mas esta é a vida!

Aí vem a grande revelação; cérebro-mente, matéria-energia, em constante movimento de transmutação. Determine ser feliz e será! Pense que quer o prazer, a satisfação, uma vida gratificante e assim ela se mostrará a sua frente. Pense que tudo é ruim, o horizonte trágico, a vida uma cruz, e eis seu cenário, seu livro, seu filme, com certeza terá cores sombrias, gerará sentimentos angustiantes e finais que não são felizes.

E a grande revelação: realidade só existe dentro da gente! Eu me construo, destruo, reconstruo. Eu corro atrás da felicidade, alcanço-a e a cultivo, para que me visite sempre.

Enfrente as tempestades dos maus momentos, tristezas, inseguranças, frustrações, decepções, medos e tantas coisas negativas, sabendo que quando terminar, o sol voltará a brilhar, pois ele sempre estará lá, e nuvens cinzentas são só momentos que passam.

Assim, vou enchendo a minha mente de desafios, desejos de aprender novas lições de vida. Vou preenchendo minha alma de amor, compreensão, perdão. Meu cérebro agradece, livre de pensações desnecessárias, preocupações estéreis, sentimentos masoquistas.

Dessa forma, numa rede de paz de espírito, vou me embalando, encantando com o horizonte que me desafia a viver mais um dia, em direção ao eterno, caminhando cada vez mais leve, pois a idade já tem o seu peso físico e me recuso a sobrecarregar, com uma mente atribulada e uma alma cheia de dúvidas e trevas.

Feliz 2012... E até que a morte nos dê a boa nova: o descanso eterno!”
(EDUARDO AQUINO, que é escritor e neurocientista, em artigo publicado no jornal SUPER NOTÍCIA, edição de 8 de janeiro de 2012, Caderno CIDADES, Coluna Bem-vindo à vinda – Reaprendendo a viver – pequenas lições sobre comportamento, relacionamento e a mente humana, página 6).

Mais uma IMPORTANTE e OPORTUNA contribuição para o nosso trabalho de MOBILIZAÇÃO PARA A CIDADANIA E QUALIDADE vem de artigo publicado no jornal ESTADO DE MINAS, edição de 9 de fevereiro de 2012, Caderno OPINIÃO, página 9, de autoria de DOM WALMOR OLIVEIRA DE AZEVEDO, Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, e que merece igualmente INTEGRAL transcrição:

“Dignidade da mulher

Os ecos da celebração do Dia Internacional da Mulher emolduram figuras femininas que chamam a atenção, seja por sua participação na política, na cultura, no recôndito sacrossanto da família, na vida pública. Também pelas ações influentes e determinantes de rumos novos na sociedade. Essa celebração, em pleno terceiro milênio, aponta para uma série de conquistas com a radical mudança cultural em curso. Sinaliza também direções, rumos para novas mudanças e avanços inadiáveis quanto à participação e à colaboração singular que vêm das mulheres.

Feitos, nomes, situações, conquistas, ações e influências configuram a compreensão da mulher na sociedade contemporânea. Tudo tão importante, no entanto não dispensa, como raiz sustentadora de lutas, conquistas e emancipações, a consideração do que define adequadamente a mulher: sua dignidade.

Essa compreensão é fundamental, pois lança claridade sobre uma significação que antecede posturas políticas e culturais. Não deixa perder o sentido essencial de um significado tão nobre e completo como é o desta criatura de Deus: a mulher.

Vale enriquecer o entendimento sobre o papel decisivo da mulher na sociedade, na família e na cultura, com as reflexões muito atuais e ricas da carta apostólica Mulieris dignitatem, do bem-aventurado papa João Paulo II. Em 1988, ele chamou a atenção sobre o fato de a dignidade e vocação da mulher estarem assumindo um relevo todo especial nos últimos anos. Já o Concílio Vaticano II afirmava, em sua mensagem final: “Mas a hora vem, a hora chegou, em que a vocação da mulher se realiza em plenitude, a hora em que a mulher adquire no mundo uma influência, um alcance, um poder jamais alcançados até agora. Por isso, no momento em que a humanidade conhece uma mudança tão profunda, as mulheres iluminadas pelo espírito do evangelho tanto podem ajudar para que a humanidade não decaia.”

Não se trata apenas de reconhecer o direito de participação próprio da mulher, mas entender a sua colaboração como determinante na permanente recomposição da sociedade. Em 1988, o bem-aventurado João Paulo II fez uma advertência importante no contexto atual. Disse que é preciso, “entre outras coisas, o aprofundamento dos fundamentos antropológicos e teológicos necessários para resolver os problemas relativos ao significado e à dignidade do ser mulher e dos ser homem. Trata-se de compreender a razão e as consequências da decisão do Criador de fazer existir o ser humano como mulher e como homem.”

A compreensão sublinha que a dignidade da mulher está intimamente ligada ao amor que ela recebe e doa. João Paulo II explicou que, desde o princípio, a mulher e o homem foram criados e colocados por Deus, precisamente, em uma ordem de amor. Ao entender que no paradigma bíblico a mulher testemunha o amor que recebe para, por sua vez, amar, compreende-se o significado fundamental de sua vocação na Igreja e no mundo. A força moral e espiritual da mulher une-se à consciência de que Deus lhe confia de uma maneira especial o ser humano.

Inspirando-se nessa consciência e nesse ato de confiança, a força moral da mulher exprime-se em numerosas figuras femininas do Antigo testamento, do tempo de Cristo, das épocas sucessivas, até os nossos dias. É admirável e inspiradora a lista interminável de mulheres como referência de cidadania, religiosidade, competências e determinação. Famílias e, por vezes, nações inteiras devem muito a essas mulheres admiráveis.

Na nossa época, os sucessos da ciência e da técnica consentem alcançar, num grau até agora desconhecido, um bem-estar material que favorece alguns e marginaliza outros. Desse modo, esse progresso unilateral pode comportar também um gradual desaparecimento da sensibilidade – aquilo que é essencialmente humano. Nesse sentido, sobretudo nos nossos dias, demanda-se a vocação especial da mulher, a guardiã da sensibilidade.

Assim, desejo que os corações de todos fiquem ungidos pela gratidão e reconhecimento à vocação e missão da mulher – cada vez mais protagonista na construção de uma sociedade justa e fecundada pela fé.”

Eis, portanto, mais páginas contendo IMPORTANTES, ADEQUADAS e OPORTUNAS abordagens e REFLEXÕES que sinalizam, em meio à MAIOR crise de LIDERANÇA de nossa HISTÓRIA – que é de MORAL, de ÉTICA, de CARÁTER –, para a IMPERIOSAS e URGENTE necessidade de PROFUNDAS MUDANÇAS em nossas estruturas EDUCACIONAIS, GOVERNAMENTAIS, JURÍDICAS, POLÍTICAS, SOCIAIS, CULTURAIS, ECONÔMICAS, FINANCEIRAS e AMBIENTAIS, de modo a promovermos a inserção do PAÍS no concerto das POTÊNCIAS mundiais LIVRES, SOBERANAS, CIVILIZADAS, DEMOCRÁTICAS e SUSTENTAVELMENTE DESENVOLVIDAS...

Assim, URGE a efetiva PROBLEMATIZAÇÃO de questões deveras CRUCIAIS como:

a) a EDUCAÇÃO – UNIVERSAL e de QUALIDADE, desde a EDUCAÇÃO INFANTIL (0 a 3 anos, em creches; 4 e 5 anos, em pré-escolas) até a PÓS-GRADUAÇÃO (especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado), como PRIORIDADE ABSOLUTA de nossas POLÍTICAS PÚBLICAS;

b) o COMBATE, severo e sem TRÉGUA, aos três dos nossos MAIORES e mais DEVASTADORES inimigos que são: I – a INFLAÇÃO, a exigir uma PERMANENTE e DIUTURNA vigilância, de forma a manter-se em patamares CIVILIZADOS; II – a CORRUPÇÃO, como um CÂNCER a se espalhar por TODAS as esferas da vida NACIONAL, gerando INCALCULÁVEIS prejuízos e comprometimentos de variada ordem (por exemplo, a INSEGURANÇA PÚBLICA...); III – o DESPERDÍCIO, em TODAS as suas MODALIDADES, também a ocasionar INESTIMÁVEIS perdas e danos, indubitavelmente IRREPARÁVEIS (por exemplo, ontem o noticiário televisivo dava conta de que, segundo especialistas, só na cidade de SÃO PAULO há registros de PERDAS de TEMPO, em apenas um ano, de cerca de R$ 33 BILHÕES, em razão dos “normais” congestionamentos no trânsito...);

c) a DÍVIDA PÚBLICA BRASILEIRA, como grave HEMORRAGIA, e com projeção para 2012, segundo o ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO, do ASTRONÔMICO e INSUPORTÁVEL desembolso da ordem de R$ 1 TRILHÃO, a título de JUROS, ENCARGOS, AMORTIZAÇÃO e REFINANCIAMENTOS, também a exigir uma IMEDIATA, ABRANGENTE, QUALIFICADA e eficaz AUDITORIA...

Destarte, torna-se absolutamente INÚTIL lamentarmos a FALTA de RECURSOS em meio a tanta SANGRIA, que MINA o nosso já escasso DINHEIRO PÚBLICO, a nossa ECONOMIA, a nossa capacidade de INVESTIMENTO e de POUPANÇA e, mais GRAVE ainda, AFETA a CONFIANÇA em nossas INSTITUIÇÕES, embaçando o AMOR à PÁTRIA, ao lado de extremas e sempre crescentes NECESSIDADES, CARÊNCIAS e DEFICIÊNCIAS...

Sabemos, e bem, que são GIGANTESCOS DESAFIOS mas que, de maneira alguma, ABATEM o nosso ÂNIMO nem ARREFECEM o nosso ENTUSIASMO e OTIMISMO nesta grande CRUZADA NACIONAL pela CIDADANIA E QUALIDADE, visando à construção de uma NAÇÃO verdadeiramente JUSTA, ÉTICA, EDUCADA, CIVILIZADA, QUALIFICADA, LIVRE, SOBERANA, DEMOCRÁTICA, DESENVOLVIDA e SOLIDÁRIA, que possa PARTILHAR suas EXTRAORDINÁRIAS RIQUEZAS, OPORTUNIDADES e POTENCIALIDADES com TODOS os BRASILEIROS e com TODAS as BRASILEIRAS, especialmente no horizonte de INVESTIMENTOS BILIONÁRIOS previstos e que contemplam EVENTOS como a CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E MUDANÇAS CLIMÁTICAS (RIO+20) em junho; a 27ª JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE no RIO DE JANEIRO em 2013; a COPA DAS CONFEDERAÇÕES de 2013; a COPA DO MUNDO de 2014; a OLIMPÍADA de 2016; as OBRAS do PAC e os projetos do PRÉ-SAL, segundo as exigências do SÉCULO 21, da era da GLOBALIZAÇÃO, da INTERNACIONALIZAÇÃO das EMPRESAS, da INFORMAÇÃO, do CONHECIMENTO, da INOVAÇÃO, das NOVAS TECNOLOGIAS, da SUSTENTABILIDADE e de um POSSÍVEL e NOVO mundo da JUSTIÇA, da PAZ, da IGUALDADE – e com EQUIDADE –, e da FRATERNIDADE UNIVERSAL...

Este é o nosso SONHO, o nosso AMOR, a nossa LUTA, a nossa FÉ e a nossa ESPERANÇA... a nossa PERSEVERANÇA!...

O BRASIL TEM JEITO!...

Nenhum comentário: